A menos de dez dias do início da vigência da alta do IPI para importados, a partir de 16 de dezembro, as marcas especializadas em modelos de luxo foram as que mais cresceram no País.
Em novembro, as vendas de automóveis da Mercedes-Benz, por exemplo, registraram uma alta de 196% em relação a outubro. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o avanço foi de 115%.
A marca alemã comercializou 1.362 automóveis importados em novembro. Da compatriota Audi, com 465 automóveis emplacados, o crescimento foi de 29% ante outubro e de 94% em relação a novembro de 2010. Os dados são da Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Das que produzem carros aqui e importam de países do Mercosul e do México, o maior crescimento foi da Nissan. Graças ao recém-chegado compacto March, a marca registrou vendas de 6.582 automóveis, alta de 70% sobre outubro e de 115% ante o mesmo mês de 2010.
No acumulado de janeiro a novembro, a maior alta na lista da Anfavea é da Audi, com 64%, seguida por Hyundai (47%) e Mercedes-Benz (29%). A maior parte das fabricantes de automóveis de grande volume viu suas vendas recuarem no período.
No caso da Fiat, a queda foi de 1,2%. A da VW foi de 1%, a Chevrolet “encolheu” 4,5% e a Ford, 6,3%. O maior recuo foi registrado pela Honda, com 23%. Os emplacamentos da Toyota caíram 5% e os da Peugeot, 6,5%. Já a Citroën cresceu 10,6%.