03/05/2014 - 5 minutos de leitura.

Marcas de luxo estão em boa fase no País

Na contramão do mercado nacional, Audi, BMW e Mercedes têm recorde de vendas

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Três marcas e muitas características em comum: são alemãs, atuam no segmento de luxo, estão construindo fábrica no Brasil e acabam de registrar recorde de vendas no primeiro trimestre do ano. Audi, BMW e Mercedes-Benz cresceram 10,5%, 88% e 30%, respectivamente, no mercado nacional. No mesmo período, as vendas totais no País tiveram queda de 1,68%, segundo a Fenabrave, federação que reúne as associações de fabricantes.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Luxuosos por menos de R$ 100 mil

Continua depois do anúncio

São muitos os motivos que levaram consumidor à categoria de carros de luxo. “Os veículos ‘premium’ estão cada vez mais competindo nos segmentos dominados por fabricantes tradicionais. A pequena diferença de preços encoraja a compra de um modelo mais sofisticado”, analisa o gerente de negócios da Jato Dynamics do Brasil, Milad Kalune Neto. De acordo com ele, a tendência é que veículos nacionais tenham seus preços reduzidos para se manterem mais competitivos.

O Grupo Eurobike, que tem autorizadas das marcas Audi, BMW, Jaguar, Land Rover, Mini, Porsche e Volvo, fechou o primeiro trimestre com faturamento de R$ 26 milhões, 31% a mais que o registrado no mesmo período de 2013. O presidente da empresa, Henning Dornbusch, diz que a alta tem a ver com a oferta de novos produtos, somada à facilidade de crédito. “As vendas crescem quando as marcas trazem novidades com preço atrativo, como o Audi A3 Sedan, nosso produto mais vendido atualmente.” Recentemente, foi lançada versão com preço de R$ 94.800.


Marcas de luxo que não anunciaram produção local foram as que mais sentiram a perda de participação no mercado, segundo Milad. “A tendência é que empresas com Porsche e Volvo se preocupem em trazer produtos rentáveis para o mercado brasileiro”, opina.

Em alta no País, a Audi tem a meta de dobrar o número de concessionárias de 30 para 60 nos próximos três anos. O investimento nas operações de varejo deve chegar a R$ 300 milhões, enquanto o montante aplicado na fábrica da marca em São José dos Pinhais (PR), esperada para 2015, é de R$ 440 milhões. Para este ano, o objetivo é emplacar 10 mil veículos.

O diretor geral de automóveis da Mercedes-Benz, Dimitris Psillakis, planeja atingir recorde de vendas para a montadora no mercado nacional em 2014. Até agora, a marca de Stuttgart anunciou investimento de R$ 500 milhões na fábrica de Iracemápolis, em São Paulo. “Temos previstos 17 lançamentos até dezembro. Nossa meta é superar os resultados que conquistamos em 2011, quando vendemos 10,5 mil automóveis”, afirma o executivo.


A BMW, que tem 34 revendas no Brasil, pretende abrir sete novas até dezembro. Na planta de Araquari (SC), que começa a operar no fim do ano, foram investidos R$ 620 milhões.


Notícias relacionadas

Mercado

T-Cross lidera e Tracker sobe; os 15 SUVs mais vendidos de abril

Notícias

Ferrari 12Cilindri é novo supercarro da marca com motor V12

Lançamentos

Novos Mercedes-Benz EQA e EQB chegam ao Brasil; veja os preços

Mercado

Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos e Toyota Corolla: os 10 sedãs mais vendidos de abril

OFERTAS 0KM
A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS