Marcas de luxo estão otimistas com o Brasil

O crescimento do mercado de importados está fazendo com que as marcas de luxo apostem cada vez mais alto no Brasil. Para isso, preparam a chegada de novos produtos. A Mercedes-Benz, líder do trio alemão (que inclui Audi e BMW), pretende chegar a 10...

Por 27 de out, 2010 · 4m de leitura.

A nova geração da RAM 2500 (acima), que chega no fim de 2011, marca a estreia da fabricante homônima no Brasil (Foto: André Lessa/AE)

Michel Escanhola e Rafaela Borges

O crescimento do mercado de importados está fazendo com que as marcas de luxo apostem cada vez mais alto no Brasil. Para isso, preparam a chegada de novos produtos. A Mercedes-Benz, líder do trio alemão (que inclui Audi e BMW), pretende chegar a 10 mil unidades vendidas no ano que vem, e até 2014, 15 mil. Neste ano, até o fechamento de setembro, foram pouco mais de 6 mil exemplares comercializados no País.


Para chegar ao número estimado, a fabricante aposta em sua nova linha de compactos-médios. São os sucessores dos Classe A e B. No lugar dos atuais dois veículos, a família terá quatro.

Primeiro virá o sucessor do Classe B, a ser lançada no fim do ano que vem na Europa e no começo de 2011 no mercado nacional. Depois, virá um hatch (rival de Audi A3 e BMW Série 1). Completarão a família um utilitário-esportivo, para brigar com o BMW X1, e um sedã com porte de Toyota Corolla (menor que o Classe C).

Já a Audi, que planejava vender 5 mil unidades vendidas no Brasil até 2015, antecipou a projeção inicial. “Vamos atingir esse número no ano que vem”, diz o diretor de Marketing da filial da empresa no País, Leandro Radomile.


Além do A1, cuja pré-venda começa em 15 de novembro – com entregas a partir de março do ano que vem -, a Audi passa a vender o A7 Sportback (concorrente do Porsche Panamera) aqui no próximo semestre.

Para 2012, a atração da marca para o nosso mercado será o Q3, que brigará com BMW X1, além do futuro utilitário Mercedes e do Land Rover Evoque, que desembarca entre junho e agosto do ano que vem. Na mesma época chega o Dodge Challenger com o novo motor Hemi V8 6.4 de 475 cv por cerca de R$ 200 mil.

A estreia da nova picape grande RAM 2.500 está prevista para o segundo semestre. O utilitário terá motor 6.7 e tabela em torno dos R$ 150 mil. Mas a principal arma da Chrysler para 2011 será a nova geração do sedã 300C, que virá do Canadá em novembro apenas no motor V6. O propulsor de oito cilindros retorna em 2012.