
LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
O Nissan March com motor 1.6 flexível de até 111 cv tem preço sugerido a partir de R$ 35.900. Os 37 cv a mais que esse propulsor tem em relação ao 1.0 permitem ao hatch mexicano revelar várias virtudes – em especial ao trafegar no trânsito urbano.
O que surpreende no propulsor “maior” é seu fôlego em retomadas de velocidade. Em baixo giro, basta pisar um pouco mais forte no pedal da direita para o carro responder de forma consistente e ganhar velocidade rapidamente. O câmbio com diferencial curto ajuda nessa tarefa.
Mas, na estrada, a 120 km/h, o motor trabalha a cerca de 4 mil rpm, o que aumenta o ruído interno. É que, assim como nas versões 1.0, o isolamento acústico do March não é dos melhores.
A boa relação custo-benefício é um dos atrativos do Nissan. De série a versão 1.6S traz air bag duplo, ar-condicionado, travas e vidros elétricos nas quatro portas e regulagem de altura para o banco do motorista e o volante. Há sete opções de cores, sendo duas sólidas (branca e preta). As demais custam R$ 720 cada.
Por ser curto (3,78 metros de comprimento) e ter direção com assistência elétrica (que permite ajuste mais preciso e é mais leve que a hidráulica), o March vai muito bem no dia a dia. A suspensão firme lhe dá valentia para enfrentar lombadas e as irregularidades das ruas brasileiras.
O espaço traseiro é bom até para quem tem mais de 1,80 metro de altura. A capacidade do porta-malas é de 265 litros e o tanque de combustível, com parcos 41 litros, restringe a autonomia.