Enfrentar aquele que é considerado o melhor não é uma tarefa fácil. No futebol, o Brasil recentemente aprendeu isso. Porém, se houver um conjunto coeso, é possível vencer um jogo difícil. Tabelado a R$ 42.990 na versão de topo SL, o Nissan March, que foi renovado e começou a ser produzido no Brasil, mostrou isso na batalha com o Volkswagen Gol 1.6 Highline, que tem preço sugerido de R$ 48.270 e apenas uma grande vantagem: a boa dirigibilidade.
Já o March se destaca no preço e na lista de itens de série, que inclui câmera de ré, navegador GPS e tela sensível ao toque, equipamentos que o Gol não oferece nem como opcionais. Além disso, o custo-benefício do hatch feito pela Nissan em Resende (RJ) é reforçado por manutenção e seguro mais baratos que os do rival.
As mudanças visuais aplicadas no March o deixaram mais agradável de se ver e com grande chance de atrair o público jovem. Já o Gol traz desenho mais sisudo e conservador – mesmo após a mudança estética aplicada no Volkswagen em 2012. Por dentro, a qualidade do acabamento é a mesma. Porém, a Nissan soube utilizar melhor os espaços para criar mais porta-objetos, enquanto o Gol deixa a desejar nesse quesito.
O espaço interno do Volkswagen é melhor, principalmente para quem vai atrás, apesar da diferença de entre-eixos ser de somente 1 cm – são 2,46 metros, ante os 2,45 metros do Nissan. O volume do porta-malas é semelhante; o do Gol é de 285 litros e do March, de 265 litros.
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Em movimento. Ambos vêm equipados com motores 1.6 flexíveis. O do Nissan gera 111 cv e 15,1 mkgf, enquanto o do Gol desenvolve até 104 cv e 15,6 mkgf com etanol. O câmbio é manual de cinco marchas para os dois.
A maneira como eles se comportam no trânsito urbano ou na estrada é bem diferente. A potência e o torque do March surgem em rotação mais alta. Por isso, há necessidade de postergar as trocas de marcha para extrair o melhor rendimento. Os engates de seu câmbio não são muito precisos.
Já o Gol, mesmo com números de potência e torque menores, mas com entrega de ambos em um regime mais baixo, se comporta melhor na hora das arrancar. O câmbio de engates fáceis e curtos oferece uma relação de marchas que faz o 1.6 render mais do que se espera.
A suspensão do March é ajustada para oferecer conforto, o que acaba resultando em rolagem de carroceria superior à do Gol, cujo conjunto mais firme deixa o carro mais estável.
A assistência hidráulica à direção do Gol permite que o volante fique mais firme em altas velocidades e proporciona respostas mais diretas aos comandos do motorista. Já a do March, elétrica, passa a impressão de que falta “peso” no volante a partir de 120 km/h. Na hora da frenagem, o conjunto de ambos apresenta funcionamento progressivo.
NISSAN MARCH – Motor: 1.6; Potência: 111 cv a 5.600 rpm; Torque: 15,1 mkgf a 4.000 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas. Porta-malas de 265 litros. Dimensões: comprimento 3,82 metros, largura 1,67 metro, entre-eixos 2,45 metros.
VOLKSWAGEN GOL – Motor: 1.6; Potência: 101/104 cv a 5.250 rpm; Torque: 15,4/15,6 mkgf a 2.500 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas. Porta-malas de 285 litros. Dimensões: comprimento 3,89 metros, largura 1,65 metro, entre-eixos 2,46 metros.