Ford Ka e Nissan March são representantes da geração de compactos com motor 1.0 de três cilindros. Nas versões de entrada, partem de R$ 38.290 e R$ 35.990, respectivamente. A diferença é menor nas opções avaliadas neste comparativo, SE Plus, do Ka, a R$ 40.390, e SV, do March, por R$ 40.990.
Com mecânica mais eficiente e seguro e peças mais baratos, o Ford Ka venceu o March, cuja versão de três cilindros chegou às lojas há duas semanas.
Já na lista de equipamentos de série, ambos têm ar-condicionado, direção e vidros elétricos e volante multifuncional. A mais, o March traz faróis de neblina, um acessório no Ka, que por sua vez contra-ataca com sistema de som mais moderno e tecnologia que solicita socorro em caso de acidente.
Na aparência, o March se destaca por ter aspecto mais jovial. O Ka é menos ousado, mas por isso mesmo tem chance de agradar mais pessoas. Por dentro, os dois são bem acabados, mas o Ford tem mais – e mais bem distribuídos – porta-objetos.
O espaço interno é equivalente, mas o Ka acomoda melhor os joelhos de quem vai atrás por ter assento levemente inclinado. O painel central mais estreito do Nissan dá mais folga para as pernas do motorista.
O isolamento acústico do Ka também é melhor, pois reduz a invasão do som do motor na cabine. O concorrente 265 litros no porta-malas, uma vantagem de 8 litros ante o Ford.
EM MOVIMENTO
Além dos três cilindros e do fato de serem 1.0, os motores têm em comum os coxins para reduzir a vibração. As semelhanças param por aí. O do Ka gera até 85 cv e o do March, 77 cv. O torque do Ford é de 10,7 mkgf, ante 10 mkgf. A diferença é pouca, mas suficiente para deixar o Ka ligeiramente mais esperto nas arrancadas e retomadas.
Os hatches têm câmbio manual de cinco marchas. No Ka, os engates são mais curtos. O mesmo ocorre com a relação das marchas – especialmente a quinta do Nissan.
Em subidas, o March exige constantes reduções para manter a velocidade em torno dos 100 km/h. A direção também tem melhor comportamento no Ka, pois fica mais pesada em alta velocidade, além de ter mais precisão nas respostas.
Sem prejudicar o conforto, a suspensão do Ford é mais firme que a do Nissan, evitando que a carroceria incline demais nas curvas, o que faz a do rival.
OPINIÃO – JOSÉ ANTONIO LEME
O Ford Ka não tem uma versão “pé de boi”, mas o que parecia um “tiro no pé” como estratégia de marketing virou um sucesso. O carro fechou o mês de fevereiro como o sexto mais vendido do País.
O visual pode não ser inovador, mas há bom espaço e o trem de força tem um bom ajuste para manter o carro ágil. Sua suspensão mostra que não precisa ser molenga para ser confortável. É o carro com motor de três cilindros a ser batido.
O March não pode ser desprezado, pois é bem construído, mas a potência do novo motor é apenas 3 cv maior que no antigo quatro-cilindros e o torque não mudou. Assim, o desempenho até ficou melhor, mas não da maneira esperada. Isso talvez faça do Nissan o mais tímido dos três-cilindros disponíveis no mercado.