Você está lendo...
Maserati Grecale chega em 2021 e pode vir ao Brasil
Notícias

Maserati Grecale chega em 2021 e pode vir ao Brasil

SUV ficará posicionado abaixo do Levante e compartilhará plataforma com o Alfa Romeo Stelvio. Nome Grecale tem origem em vento do Mar Mediterrâneo

Redação

11 de set, 2020 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Grecale
Maserati revela teaser do SUV Grecale
Crédito:Maserati/Divulgação

Já foi o tempo em que as marcas investiam em modelos específicos. Há alguns anos, era inimaginável pensar que montadoras tradicionais como Ferrari, Lamborhini e Maserati lançassem SUVs. Porém, para esta última – assim como para a Porsche – essa realidade é tão presente que já se fala em um segundo modelo. Posicionado abaixo do Levante, o Grecale é a próxima aposta da marca do tridente.

A informação foi anunciada durante a apresentação do esportivo MC20, nesta semana. A italiana revelou que lançará 16 veículos nos próximos quatro anos. Treze deles serão inéditos, como o Grecale, que será construído na mesma fábrica do Alfa Romeo Stelvio – ambas as marcas pertencem ao Grupo FCA. O complexo fica em Cassino, na Itália.

E não é só isso. Com o primo, o Grecale compartilhará, também, a plataforma Giorgio e diversos componentes. Será que isso incluiria o motor V6 3.0 com dois turbos, feito pela Ferrari e usado na versão Quadrifoglio do Stelvio? Caso positivo, pode-se esperar desempenho semelhante. No Alfa Romeo, são 510 cv de potência e um a 100 km/h em menos de 4 segundos.

Publicidade


Mas é bem verdade que tal solução seria improvável, afinal, a Maserati já tem seu trem de força Nettuno (em referência ao tridente, que é símbolo da marca). Incluso no MC20, o 3.0 V6 tem dois turbos e gera 630 cv de potência. São 74,4 mkgf de torque a partir dos 3.000 rpm.

Ainda não é possível saber o que haverá de especial no Grecale, afinal, a fabricante divulgou apenas um teaser. Na ocasião, afirmou que o novato será o SUV mais prático e funcional da sua categoria, porém, sem abrir mão do requinte e do luxo.

O que se sabe é que o modelo, que tem porte de Porsche Macan, pode vir ao Brasil, afinal, esse tipo de modelo caiu no gosto do público e, hoje, detém cerca de 27% do mercado, de acordo com dados da Fenabrave, que reúne os distribuidores de veículos do País. Em números, perde apenas para veículos de entrada/hatches.


Origem do nome Grecale

Grecale é o nome de um vento do nordeste do Mar Mediterrâneo. Para quem não se lembra, isso é tradição na Maserati, vide as denominações de outros veículos como Ghibli, Bora e o próprio Levante.

Depois de revelar até mesmo a produção de seu primeiro híbrido (Ghibli Hybrid), a marca italiana vem com tudo. E, para essa nova era, mostrou ainda a silhueta do próximo Gran Turismo. O objetivo da Maserati é lançar o esportivo já no ano que vem.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião