
A carreira de Felipe Massa na Fórmula 1 chegou ao fim deste domingo, após o encerramento do Grande Prêmio de Abu Dabi, no qual se classificou em nono lugar. Ele deixará a categoria, no entanto, com um presente muito especial: o carro da Williams com o qual disputou seu último Grande Prêmio do Brasil, duas semanas atrás, em Interlagos, na zona sul da cidade de São Paulo.
A surpreendente notícia foi dada a Massa na noite deste sábado (26), durante uma festa que a equipe preparou para Massa no circuito de Yas Marina. Além dos integrantes da equipe, a homenagem também contou com a participação de funcionários da Sauber, o primeiro time de Massa na Fórmula 1, e de outros pilotos.
Massa ganhou da Williams uma seleção de fotos com seus melhores momentos na Fórmula 1 – em todas as equipes (além de Sauber e Williams, ele correu pela Ferrari, com a qual conquistou suas onze vitórias). Depois, a diretora do time, Claire Williams, surpreendeu o piloto anunciando que ele ganharia também o carro de presente.
O modelo usado por Massa no Grande Prêmio do Brasil teve a famosa pintura da Martini personalizada com o nome do piloto.
Massa abandonou aquela corrida e decidiu voltar aos boxes caminhando. Emocionado, ele foi ovacionado pelo público, o qual agradeceu. A cena foi a mais impactante da temporada da Fórmula 1 que se encerrou hoje.
Sobre a aposentadoria, Massa ressaltou ontem, durante a festa de despedida, que está convicto de que tomou essa decisão no momento certo. Ele, no entanto, deve permanecer no automobilismo. Os caminhos mais prováveis são o Campeonato Alemão de Turismo (DTM) ou a Fórmula E.
Também se despediu neste domingo da Fórmula 1 o campeão de 2009, Jenson Button, da McLaren. A partir do ano que vem, o britânico disputará o Rally Cross, categoria no qual seu pai, John Button, foi piloto.
Button não completou o Grande Prêmio de Abu Dabi, vencido por Lewis Hamilton. Nico Rosberg, com a segunda colocação, conquistou seu primeiro título da categoria.
Atrás dos dois pilotos da Mercedes, cruzou a linha de chegada o tetracampeão Sebastian Vettel (Ferrari), que, com pneus mais novos no fim, fez três ultrapassagens (sobre seu companheiro Raikkonen e a dupla da Red Bull) e brigou pela vitória com a dupla do time alemão. Vettel foi o melhor piloto do dia.
GALERIA: AS PICAPES MAIS POTENTES DO MUNDO
Ford F150 Raptor
Tem motor V6 3.5 a gasolina de 450 cv
Ford F250
Tem motor V8 turbodiesel 6.7 de 440 cv
Ford F350
Tem motor V8 turbodiesel 6.7 de 440 cv
Ford F450
Tem motor V8 turbodiesel 6.7 de 440 cv
Ram 2500
Tem motor V8 Hemi 6.4 a gasolina de 410 cv
Chevrolet Silverado 3500
Tem motor V8 turbodiesel 6.6 de 397 cv
GMC Sierra 2500
Tem motor V8 turbodiesel 6.6 de 397 cv
Ram 1500
Tem motor V8 Hemi 5.7 a gasolina de 395 cv
Nissan Titan
Tem motor V8 5.6 a gasolina de 390 cv
Toyota Tundra
Tem motor V8 5.7 a gasolina de 381 cv