A Mazda informou que irá produzir um motor a combustão menos poluente que um elétrico. De acordo com o diretor de motores da fabricante, Mitsuo Hitomi, em entrevista ao site Automotive News, o Skyactiv-3 poderá reduzir as emissões de CO2 em 25%, tornando-o mais eficiente que um carro elétrico em economia. O cálculo de emissões, segundo ele, leva em conta a cadeia de fornecimento de energia.
O novo motor será a terceira geração de sua linha, que começou com o Skyactiv-G de 2011. Antes dele, porém, ainda será lançado, no ano que vem, o Skyactiv-X.
O objetivo da Mazda é aumentar a eficiência na queima da mistura ar-combustível de 27% para 56%. Dessa forma, o motor atingiria um nível de emissão equivalente ao de um carro elétrico, segundo Hitomi.
Por enquanto, a Mazda não revelou quando o Skyactiv-3 chegará ao mercado. Já se sabe, porém, que o motor terá a mesma tecnologia de ignição mista de alta compressão do Skyactiv-X, que também utiliza ignição por centelha (vela) para maximizar a queima. Com isso, ele obtém o desempenho de um motor a gasolina e a eficiência energética de um a diesel.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE JÁ GANHARAM NOVA GERAÇÃO EM OUTROS PAÍSES
Carros que já ganharam nova geração em outros países
Enquanto o Honda CR-V segue à venda por aqui na antiga geração por R$ 148 mil, a nova geração já existe há dois anos lá fora. A Honda prometia o carro para o final de 2017 e diz que chega este ano...
CITROËN C3
Enquanto seguimos com a boa, porém defasada geração do hatch C3 que parte de R$ 43.990, na Europa ele ficou maior, mais tecnológico e moderno, mas marca francesa não tem interesse em vender por aqui a nova geração que ficaria muito cara para produzir ou importar
FORD FIESTA
Por mais incrível que tenha ficado a nova geração do Fiesta, a Ford já confirmou que ela não vem pra cá. E tanto que acabou de reestilizar a antiga aqui no Brasil, mas sem mudar o conjunto de motor-câmbio, mantendo o problemático Powershift associado ao motor 1.6
AUDI A8
A Audi mostrou no ano passado a nova geração do seu sedã topo de linha, o A8. O modelo já entrou em venda na Europa, segue na geração antiga por aqui ainda, nas versões A8 V8 4.0 (R$ 621.990) e a esportiva S8 por R$ 889.990
FIAT DOBLO
O Doblo vendido no Brasil pela Fiat mudou em 2010 na Europa, mas segue sem alterações no Brasil e com preço inicial de R$ 84.390. O da imagem, já é o de 2015, com a primeira reestilização de meia-vida do monovolume da marca italiana.
NISSAN MARCH
Enquanto por aqui temos a quarta geração (no mundo) do Nissan March, que custa a partir de R$ 44.490, ano passado a marca japonesa mostrou a quinta. A Nissan declarou na época que não pretende vender por aqui, uma vez que ela cresceu demais, está mais bem mais tecnológica e cara está mais para o segmento de Polo e New Fiesta que de um compacto de entrada agora.
PEUGEOT 308
A Peugeot chegou a anunciar que iria oferecer a versão GTi do 308 novo como um complemento de gama, mas o carro nunca chegou. O nosso é apenas uma atualização da geração anterior, com visual que lembra o carro europeu. Por aqui, usa o 1.6 turbo de até 173 cv e parte de R$ 69.990
MERCEDES-BENZ CLS
A nova geração do "sedã-cupê" da Mercedes está incrível, mas aqui no Brasil quem quiser um CLS ainda tem que se contentar com o antigo, que é vendido em versão única 400, a R$ 395.900
RENAULT DUSTER
A Renault mostrou no Salão de Frankfurt a nova geração do Duster, que por lá é vendido como Dacia. O modelo teve mudanças em posição de bancos, para-brisa e novo visual, mas nada super inovador em relação a atual. Por enquanto, seguimos com o antigo, que parte de R$ 69.990
KIA PICANTO
A nova geração do Kia Picanto surgiu durante o Salão de Genebra do ano passado, O modelo teve o entre-eixos aumentado e chegou aos 2,40 metros. Há nova central multimídia, visual e acabamento. O antigo segue à venda no Brasil a partir de R$ 40.990