O saudoso Ayrton Senna ainda é, para muitos, o maior piloto que a Fórmula 1 já conheceu. Mais de duas décadas depois do acidente que o matou, seu nome continua sendo uma marca forte o suficiente para movimentar uma boa soma de dinheiro. Alguns anos atrás, o primeiro carro que Senna usou na F1 foi levado a leilão; desta vez, é o McLaren derradeiro que será oferecido pela Bonhams.
Com o número 6 marcado no chassi, o McLaren MP4/8A disputou várias corridas em 1993 e deu a Senna o primeiro lugar no GP de Mônaco (mas o brasileiro terminou essa temporada em segundo lugar, atrás de Alain Prost). Ele é movido por um motor Ford HB Cosworth V8 e tem um avançado sistema de suspensão ativa.
A Bonhams garante que o possante está surpreendentemente bem preservado. Seria fantástico ver o carro de F1 de Senna de volta às pistas, nas mãos de seu novo dono, mas o mais provável é que isso jamais aconteça – um item de colecionador como esse tem tudo para ficar muito bem guardado.
Sete dígitos
O leilão será feito no dia 11 de maio, em – onde mais? – Mônaco. Não há um valor estimado para o arremate, mas dá para apostar que os lances ultrapassarão a marca dos sete dígitos. Se no final de 2017 a Ferrari F2001 de Michael Schumacher foi arrematada por US$ 7,5 milhões (R$ 23 milhões), o último carro de Senna certamente irá faturar um valor bem maior.