Os SUVs se tornaram os queridinhos dos brasileiros nas vendas, mas os sedãs ainda são imbatíveis para muitas famílias. Afinal, nenhum utilitário compacto chega perto de oferecer um porta-malas tão amplo quanto o dos modelos de três volumes. Em 2023, o segmento recebeu algumas boas novidades, e duas delas estão na disputa pelo troféu de Melhor Sedã Compacto na trilha do Jornal do Carro do Prêmio Mobilidade Estadão 2024.
Líder absoluto de vendas, o Chevrolet Onix Plus é o modelo a ser batido na categoria, mas seus dois rivais deste ano receberam boas atualizações. Logo no início de 2023, a Volkswagen lançou o Virtus 2024 com visual mais moderno e novos conteúdos. Da mesma forma, a Nissan trouxe o Versa 2024 do México no meio do ano, também com estilo renovado e muita tecnologia a bordo. Qual dos três modelos será o vencedor da categoria?
MELHOR SEDÃ COMPACTO
Chevrolet Onix Plus
Com produção em Gravataí, no Rio Grande do Sul, o Onix Plus é o sedã mais vendido do País desde que estreou, em 2019. Neste ano, o três volumes da Chevrolet acumula 63.093 unidades entregues, com larga vantagem sobre o 2º colocado, o Fiat Cronos, que tem 38.852 emplacamentos até outubro. Versões mais baratas usam motor 1.0 flex e câmbio manual (6 marchas), enquanto as de topo trazem o 1.0 turboflex (116 cv) e câmbio automático (também com 6 marchas). Os preços vão de R$ 97.390 até R$ 120.290.
Nissan Versa
Renovado no meio deste ano, o Nissan Versa 2024 chegou do México, onde tem produção na fábrica de Aguascalientes, com a dianteira mais moderna. O novo desenho, aliás, deixou o três volumes da marca japonesa mais sofisticado. A lista de equipamentos também evoluiu com itens como faróis Full LEDs e multimídia de 7”. O Versa tem três versões, com preços que vão de R$ 107.490 até R$ 129.590 na topo de linha Exclusive. Todas usam o mesmo conjunto formado pelo motor 1.6 flex (115 cv) e o câmbio automático CVT.
VW Virtus
Renovado logo no início de 2023, o Volkswagen Virtus ficou mais sofisticado e ganhou dianteira parecida com a do SUV Nivus. Com isso, melhorou nas vendas e aparece na 4º colocação, praticamente empatado com o rival Hyundai HB20S (3º), com um total de 21.034 emplacamentos até outubro. Diferentemente do Polo, o sedã só tem motores turbo. Versões básicas e intermediárias usam o 1.0 turboflex (116 cv), com opção de câmbios manual (5 marchas) ou automático (6 marchas), e a de topo Exclusive traz o 1.4 turbo TSI (150 cv).
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