Você está lendo...
Mercado de carros da Sérvia é muito pequeno
Notícias

Mercado de carros da Sérvia é muito pequeno

No ano passado, foram emplacados na Sérvia apenas 30.924 carros, o equivalente a dois meses de vendas do Onix no Brasil

Hairton Ponciano Voz

26 de jun, 2018 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Zastava Yugo
Crédito:O último Yugo deixou a linha da Zastava em 2008. O modelo recebeu a assinatura dos funcionários da empresa, localizada a 150 km da capital, Belgrado. Foto: Ivan Milutinovic/Reuters

Se a disputa fosse não dentro das quatro linhas, mas sobre as quatro rodas, a Sérvia não ofereceria a menor dificuldade. Isso porque a adversária do Brasil no jogo de amanhã, na Copa do Mundo, tem um mercado de carros bem pequeno.

De acordo com a Organização Internacional de Construtores de Automóveis (Oica), no ano passado foram produzidas no país do leste europeu apenas 79.912 unidades. O mercado interno é ainda menor: segundo a Oica, foram emplacados somente 30.924 carros.

+ Leia também: mulheres já podem dirigir na Arábia Saudita

Publicidade


O mercado reduzido é um dos resultados da divisão pela qual passou a região da antiga Iugoslávia, país que englobava o território hoje dividido entre a própria Sérvia, Croácia, Montenegro, Eslovênia, Kosovo, Macedônia e Bósnia e Herzegovina.

Zastava Yugo, da Iugoslávia para os EUA

Ainda no tempo da Iugoslávia, a marca de automóveis local, Zastava, teve um certo sucesso na região, produzindo carros sob licença da Fiat, a partir de 1955. No entanto, embora tivesse o leste europeu como principal mercado, na década de 80 a empresa conseguiu exportar para os Estados Unidos o modelo Yugo 45.

Com a guerra interna e a dissolução da Iugoslávia, a região entrou em crise. O último carro da Zastava foi produzido em 2008, e a empresa faliu no ano passado.


No mesmo ano em que a empresa sérvia paralisou a produção, a Fiat fez uma joint venture com a República da Sérvia, e hoje produz no país o 500L, a versão longa do 500, tanto para o mercado local como para exportação.

A produção teve início em 2012, e no começo deste ano a FCA Sérvia (nome oficial da empresa) comemorou a montagem de 500.000 unidades do modelo.

Marcas originárias do leste europeu têm boa participação no mercado interno do país. De acordo com os números relativos a abril deste ano, o campeão de vendas é o Skoda Octavia, seguido de perto pelo Dacia Sandero e pelo “nacional” Fiat 500L. O VW Golf aparece na quarta posição, à frente do Fiat Punto, em quinto.


Deixe sua opinião