Emily Nery, para o Jornal do Carro

05/10/2020 - 5 minutos de leitura.

Mercado de veículos importados tem queda de 31,2% e dólar alto pode agravar situação

Estima-se que o déficit anual seja de 30% em relação a 2019, enquanto isso entidade pede que governo aprove diminuição de impostos

Mais de 21 mil importados foram vendidos no Brasil em 2022 Crédito: MARCOS D'PAULA/ESTADÃO

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A Abeifa (Associação Brasileira das Empresas Importadores e Fabricante de Veículos Automotores) divulgou nesta sexta-feira (2) o balanço do terceiro trimestre e do acumulado no ano. Houve uma quedea de 31,2% na compra de veículos importados entre janeiro e setembro deste ano em comparação a 2019.

A retração foi ainda maior nas vendas de automóveis e comerciais leves nacionais e importados. Cerca de 32,9%. Para os associados da Abeifa, que reúne montadoras como BMW, Jaguar Land Rover, Volvo, CAOA Chery, Porsche, Kia e Lamborghini, o tombo nos nove primeiros meses foi de 20,8% em relação a 2019.

Com o reaquecimento do mercado, a perspectiva é de fechar o ano ainda em queda. Porém com uma porcentagem menor do que a registrada até agora. O déficit em relação ao passado dos veículos nacionais e importados deve ser de 30%.

Continua depois do anúncio

A associação, que sofre diretamente com a alta do dólar, afirma que esse ano só não foi pior porque as marcas se prepararam para um ano de crescimento. E garantiram estoque com um câmbio mais baixo. Com isso, conseguiram estabilizar os preços. Porém, assim que os estoques acabarem, podemos esperar um novo lote já com o atual valor do dólar.

A entidade não acredita que as montadoras que importam veículos sairão do país devido ao dólar alto, visto que para o próximo ano a tendência é de uma leve baixa e estabilização.

Contudo, talvez seja necessária uma mudança no portfólio das marcas e uma mudança no nicho do consumidor. “Investimentos industriais demonstram o compromisso de longo prazo que as marcas tem com o país. Não devem cessar esse tipo de operação.”, afirma o presidente da Abeifa, João Henrique Oliveira.


Trabalho junto ao governo

Oliveira ainda reforçou a necessidade de duas aprovações de pauta junto ao governo. A da redução do Imposto de Importação de 35% para 20%, adaptando ao praticado pelo México e Mercosul. E da compatibilidade das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para híbridos e elétricos.

O imposto se torna mais caro do que em versões com motor a combustão, pois o cálculo é feito de acordo com o peso do veículo e a bateria elétrica tende a ser mais pesada.

Com a paralisação das atividades executivas, como o Congresso e o Senado, ficou mais difícil das reformas serem apresentadas.


Eletrificados aceleraram às vendas da Porsche

Das marcas associadas pela Abeifa, a Volvo é que tem a maior participação no mercado, com quase um quarto dos veículos importados. Foram 4.813 unidades importadas neste ano. Uma queda de 11,8% em comparação ao ano passado.

Entretanto, o destaque fica para Porsche, que teve um aumento de 62,5% de seus carros importados em relação a 2019. Segundo Oliveira, os novos lançamentos de híbridos e elétricos da marca como Porsche Taycan levaram a uma maior procura por veículos da montadora austríaca.

O segmento de veículos eletrificados é de grande importância para a entidade. Dado que quase metade dos carros elétricos e híbridos vendidos no país são importados e produzidos por montadoras associadas. A categoria ainda corresponde a 3% do mercado e, segundo o dirigente da Abeifa, será necessária a aprovação de diminuição do IPI pelo governo para o preço do veículo elétrico, especialmente o SUV, ficar atraente e conquistar o possível consumidor.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Notícias relacionadas

Notícias

Flagra mostra Citroën Basalt durante sessão de fotos em SP

Avaliação

VW Polo Rock in Rio é hatch básico com um multimídia moderno

Notícias

Ford apresenta Mustang mais potente e insano já feito do esportivo

Notícias

Novo Toyota Prius está no Brasil e vai influenciar próximo Corolla

OFERTAS 0KM
Hyundai CRETA Ultimate de R$ 187.890 por R$ 173.890 à vista com o usado na troca.

Hyundai Creta New Generation Ultimate

Com supervalorização de até R$ 12.000 no seu usado + taxa 0%

Renault Kardian Premiere edition

A partir de R$ 164.990,00 e supervalorização de até 5 mil reais no seu seminovo

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Hyundai CRETA N Line de R$ 182.090 por R$ 168.090 à vista com o usado na troca.

Hyundai Creta New Generation N Line

Triton Sport Outdoor GLS R$ 249.990,00 e supervalorização no seu seminovo

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Só outra categoria de carro te leva para final da CONMEBOL Libertadores

Hyundai New HB20 Limited Plus

VER TODAS AS OFERTAS