O segundo produto totalmente elétrico da Mercedes-AMG já roda em testes na Suécia. Trata-se de um SUV — cuja única imagem é o modelo rodando com camuflagem. Contudo, o que se sabe é que usará a plataforma emprestada do sedã de quatro portas, apresentado como primeiro elétrico da divisão esportiva: a AMG.EA (AMG Electric Architecture).
Assim, desenvolvida especificamente para modelos elétricos de alta performance, a plataforma dará sustentação ao modelo, primeiro projeto solo dessa natureza na AMG. Ou seja, não se trata de uma derivação de um modelo Mercedes-Benz, por exemplo. O SUV elétrico será rival de nomes como o Lotus Eletre e o futuro Porsche Cayenne elétrico.
O futuro AMG SUV, ainda sem nome, terá uma arquitetura elétrica de 800 V e motores de fluxo axial. Tal estratégia, já utilizada em modelos como o Lamborghini Temerario e McLaren Artura, combinam de maneira equilibrada potência, peso e tamanho, por exemplo. Contudo, ainda não se sabem números de potência e autonomia.
Entretanto, tratando-se de um modelo da divisão esportiva da Mercedes, assim como o primeiro elétrico apresentado, o SUV promete ter pelo menos uma versão com 1000 cavalos de potência. Em testes no norte da Suécia, o modelo tem previsão de chegar ao mercado já em 2026.
Por lá, os dois novos elétricos da Mercedes-AMG enfrentam testes de baixa temperatura, primeiro destino dos testes dinâmicos aos quais os modelos serão submetidos. Assim, encontrarão situações climáticas adversas, importantes para medir o comportamento de componentes elétricos e mecânicos dos modelos.
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