15/07/2016 - 5 minutos de leitura.

Mercedes-Benz C180 agora é nacional

Modelo é o primeiro feito pela Mercedes em nova fábrica do Brasil. Motor 1.6 flexível é outra novidade do sedã

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A Mercedes-Benz está começando a vender a versão com motor flexível do C180, a variante de entrada do sedã médio. A nova motorização marca também a chegada das unidades nacionais do Classe C, agora produzido em Iracemápolis (SP). Os preços não foram alterados e partem de R$ 148.900 para a versão básica.

O 1.6 turbo passou por algumas mudanças para poder rodar com etanol. As bombas de combustível têm maior vazão e foram protegidas contra corrosão, mesmo tratamento dado ao tanque e às linhas de combustível. Há novos bicos injetores e até mesmo um cabeçote diferente, que elevou a taxa de compressão para melhor funcionamento com etanol. Ainda assim, o 1.6 rende os mesmos 156 cv e 25,5 mkgf do motor movido apenas a gasolina. Os números também são os mesmos independentemente do combustível utilizado. O câmbio é o automático de sete marchas já oferecido anteriormente.

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O C180 continuará sendo vendido em três versões: básica, Avantgarde e Exclusive. As duas últimas têm o mesmo preço: R$ 162.900. De série em todas, há itens como bancos de couro, ar-condicionado de duas zonas, controlador de velocidade de cruzeiro e sistema multimídia. As Avantgarde e Exclusive adicionam rodas de 17″, faróis de LED e acabamento de alumínio na primeira e madeira na segunda. A Exclusive ainda tem um pequeno relógio analógico no centro do painel.

Por fora, o Classe C também continua rigorosamente igual às unidades importadas. Não há nenhum emblema externo que identifique o modelo com motor flexível, indicado apenas na tampa do bocal do tanque, onde há escrita a permissão para abastecer com etanol.

Segundo o Inmetro, houve aumento no consumo de combustível em relação ao modelo apenas a gasolina. O carro antigo registrava 11 km/l na cidade e 16 km/l estrada, enquanto o flexível faz 10 km/l cidade e 13 km/l, respectivamente – também com gasolina. Abastecido com etanol, os números caem para 7 km/l em ciclo urbano e 9,2 km/l em rodoviário.


Segundo a marca, ainda há unidades do modelo importado nas concessionárias, mas a partir do fim do mês o abastecimento será totalmente feito pela fábrica de Iracemápolis (SP).

As demais versões do Classe C, C200 e C250, não serão flexíveis. Além do sedã, o hatch A200, o monovolume B200 e o cupê de quatro portas CLA 200 já são flexíveis. A novidade chegará no segundo semestre ao jipinho GLA.

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