A nova geração do Classe G foi apresentada pela Mercedes-Benz no início do ano, no Salão de Detroit. Porém, para a surpresa de muitos, a marca alemã manterá em produção a geração antiga do jipão off-road.
Em entrevista para a publicação Road&Track, Hadley James, responsável pelo marketing do Classe G confirmou. "O projeto 461 continua em produção e será oferecido em vários mercados", disse. O "pulo do gato" para mantê-lo em linha é que há mercados que ainda aceitam motores com nível de emissões Euro5.
Para alguns mercados, carros de trabalho podem estar uma geração atrás no nível de emissões, como a Alemanha. Outros mercados para o qual deve continuar a ser vendido estão o Oriente Médio e a Austrália.
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Praticamente o mesmo carro desde 1990, a geração que deveria sair de linha, seguirá em produção com três tipos de carroceria: o SUV, chassi-cabine e a 6x6, com três eixos. Sua produção é na Áustria, assim como do novo, pelas mão da Magna Steyr.
Segundo James, os clientes do Classe G antigo serão governos, forças armadas e empresas que lidam com condições inóspitas, como companhias de mineração. Esse carro é muito mais simples que o Classe G de uso civil. O acabamento pesa a mão no plástico e todos os comandos são mais básicos.
Classe G: Nova geração
O novo Classe G é mais confortável do que o antecessor. Os passageiros passam a ter espaço adicional para o movimento das pernas e demais partes do corpo, segundo a marca. A área dos assentos traseiros, por exemplo, foi ampliada em 150 mm.
O motor do veículo é nada menos que um V8 biturbo de 4,0 litros, capaz de gerar 422 cv de potência e 62,1 mkgf de torque. O modelo tem uma transmissão automática de nove velocidades e possui sistema de tração nas quatro rodas.
Com uma nova suspensão e eixo dianteiros independentes, o G é equipado com três bloqueios de diferenciais. O eixo traseiro também foi atualizado e, segundo a Mercedes, contribui para o carro permanecer em contato com o solo.