Mercedes-Benz Classe A
Mercedes-Benz/Divulgação

Mercedes-Benz confirma fim do Classe A após quase 30 anos e quatro gerações

Hatch e sedã darão adeus e não terão sucessor; Mercedes-Benz vai reduzir linha de compactos de sete para quatro veículos

Por Redação 24 de mar, 2025 · 4m de leitura.

O Mercedes-Benz Classe A não terá uma nova geração. O famoso hatch (que também tem uma versão sedã desde 2018) vai se despedir do mercado global após 30 anos de serviços. A confirmação veio por meio do diretor técnico da empresa alemã, Markus Schäfer.

Em entrevista à publicação italiana Quattroruote durante a apresentação mundial do novo CLA, o executivo explicou que gama carros compactos da Mercedes vai diminuir consideravelmente. “Reduzir a complexidade é uma tarefa fundamental para nós – e é por isso que reduzir a família compacta de sete para quatro modelos foi necessário”, disse o executivo.

Mercedes-Benz
Mercedes-Benz/Diuvlgação

Além do CLA, a marca alemã deve manter em linha apenas os SUVs GLA, GLB e o futuro mini-Classe G. “Precisamos de modelos que funcionem em todo o mundo, incluindo China e EUA. Sei que o hatchback é o favorito na Europa, mas não fazia parte dos planos e tivemos que fazer escolhas, mesmo que difíceis”, completou, Schäfer.

A data de quando isso vai acontecer não está clara, mas o atual carro é de 2018. O ciclo de vida de um produto na mesma geração é, normalmente, de oito anos. Ou seja, talvez em algum momento do ano que vem o modelo saia de linha e sem um sucessor direto.

Mercedes-Benz Classe A já foi nacional

Lançado em 1997, o Classe A surgiu inicialmente com uma característica diferente da qual é hoje. Tinha estilo mais quadrado e alto, monovolume – bem parecido com um Fiat Idea, por exemplo. O carro, inclusive, foi feito no Brasil entre 1999 e 2005 em Juiz de Fora (MG). Ao todo, mais de 60 mil unidades saíram da linha de montagem mineira.


Essa ‘pegada’ durou até a segunda geração (que não veio ao País, mas que foi até 2012. Já a terceira e quarta (atual) gerações assumiram uma posição firme de hatch para rivalizar com Audi A3, BMW Série 1 e Volvo V40. O modelo voltou ao Brasil em 2013, importado da Alemanha.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Museu Carde abre ao público em Campos do Jordão (SP); veja as atrações