Você pagaria R$ 16.300 por uma bicicleta? Convertido em reais, sem taxas e impostos, este é o preço da nova EQ Formula E Team eBike. O produto, antes de tudo, é licenciado pelas equipes Mercedes-AMG Petronas e Mercedes-Benz EQ Fórmula E. Com estilo clássico e motor elétrico, a novidade é feita em parceria com a fabricante de bicicletas elétricas N +, responsável pela comercialização do produto. O preço, no site e nos concessionários AMG, é de US$ 3.200.
Em síntese, suas baterias e o próprio motor elétrico são instalados dentro da estrutura – levemente mais espessa que muitas bicicletas convencionais vendidas por aí. A EQ Formula E Team eBike é, contudo, alimentada por uma bateria Panasonic 7ah de 36 volts, removível por meio de um botão. No entanto, é possível rodar por 100 quilômetros apenas com uma carga. De acordo com a marca, são necessárias três horas e meia para recarrega completa em tomadas convencionais.
Pesando apenas 17 kg, a novata, aliás, tem bateria conectada a um motor elétrico de 250W. A aceleração máxima é de 32 km/h. Em alguns países, pode ser limiada a 25 km/h. Para a perfeita distribuição de peso 50/50, bateria e motor elétrico são posicionados no centro da bike.
eBike usa tecnologia moderna
A eBike usa exclusiva tecnologia de assistência de pedal que detecta o torque ou a entrada de força do ciclista e a combina, perfeitamente, com a assistência do motor elétrico. Quanto mais forte a pedalada, mais rápida é a assistência de força.
Como características de design, todavia, destaque para o quadro de alumínio polido à mão, garfo em fibra de carbono e freios a disco hidráulicos. Tem, ainda, cinco marchas e pneus à prova de furos.
Procurada pelo Jornal do Carro, a Mercedes-Benz do Brasil afirmou que, até o momento, não tem confirmação da disponibilidade das eBikes no País.