A Mercedes-Benz, que cada vez mais atua no ramo de carros elétricos, pretende fazer mudanças em sua atuação entre os compactos. Até 2026, a marca Smart deverá ser encerrada e dará lugar para um modelo da própria montadora. O projeto foi temporariamente batizado de Classe U e está em estudos de viabilidade.
Se de fato for produzido, o U-Class deve ser oferecido em uma seleção de diferentes formas, incluindo versões de três portas ou cinco portas. Também poderá ser usado como veículo de transporte compartilhado.
Próximo Classe A
Ainda sobre a Mercedes, o Classe A da próxima geração, aguardada para 2025, abandonará sua arquitetura MFA2 atual em favor de uma plataforma modular, sob o codinome MX1. Esta plataforma irá sustentar uma série de futuros modelos da montadora. Os novos compactos terão previsão para ter motores a combustão, híbridos ou elétricos. Para isso foi discutida uma parceria com a BMW, que encerrou as negociações.
Atualmente os Smart são produzidos em parceria com a Renault, com motores da francesa e plataforma comum ao Clio. Com o fim da marca, a parceria com a Smart deverá ser desfeita. Ainda assim, Mercedes-Benz e Renault-Nissan devam continuar compartilhando tecnologia em outras linhas.