A Mercedes-Benz enfim revelou o EQC, seu primeiro modelo totalmente elétrico. O modelo foi mostrado na Suécia com dois motores elétricos, um em cada eixo, e 407 cv de potência. Por enquanto, apenas uma versão foi revelada, a EQC 400 4Matic.
+ Conheça o perfil do Jornal do Carro no Facebook
O modelo tem baterias com 80 kWh de capacidade, 10 a mais que o conceito mostrado anteriormente, e autonomia de cerca de 320 quilômetros. Segundo a marca, uma recarga de 10% para 80% de capacidade leva 40 minutos.
Os dois motores, além darem tração integral ao EQC, ainda entregam 78 mkgf de forma imediata. O novo Mercedes elétrico acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. A velocidade máxima é limitada a 180 km/h.
Por dentro, o modelo lembra muito outros Mercedes-Benz, mas já traz a nova geração de sistema de entretenimento MBUX. O sistema, que estreou no Classe A, pode ser operado por voz, botões no console ou ainda pela tela sensível ao toque. A tela tátil é usada pela primeira vez num Mercedes-Benz.
Mercedes de um pedal só
Em movimento, o EQC tem vários modos de condução, como os modelos com motor a combustão. No entanto, por ser elétrico, pode ser ainda conduzido apenas com o pedal do acelerador, e uso reduzido do freio convencional. Os próprios motores elétricos entram em ação para recuperar energia em desacelerações. O efeito pode ser controlado por aletas atrás do volante e em seu estágio máximo, permite que o motorista praticamente dispense os freios.
O EQC vai ser produzido a partir de 2019 na Alemanha, na fábrica da marca de Bremen, e na China. Os preços ainda não foram revelados, nem outras versões.