A van Mercedes-Benz Sprinter teve sua terceira geração apresentada em Duisburg, na Alemanha. O modelo que é um dos mais bem sucedidos veículos de carga até hoje recebeu uma série de mudanças, tecnologias de conectividade e uma inédita versão de tração dianteira.
Inclusive, a Mercedes destaca que a versão de tração dianteira tem capacidade de carregar 50 kg a mais que as versões de tração traseira ou integral. Outra vantagem é o piso 80 mm mais baixo, que facilita colocar ou retirar cargas.
Ao menos para a Europa, a van terá duas opções de motores, ambas turbodiesel. A primeira é o quatro cilindros 2.1 de 114 cv, 143 cv ou 163 cv. O outro é o seis cilindros 3.0 que rende 190 cv e 44,8 mkgf. A versão adaptada para acampamento, com tração dianteira, o 2.1 pode entregar 177 cv.
Se a tração for dianteira, as transmissões podem ser a manual de seis marchas ou automática de nove. No caso da traseira, a opção é o automatizado de dupla embreagem de sete velocidades (7G-TRONIC).
As opções de entre-eixos vão de 3,25 metros até 4,32 m com cinco opções de medidas. São seis variantes de carroceria: van de carga, passageiro, picape, chassi-cabine (simples e dupla) e, para algumas regiões, micro-ônibus e uma espécie de cavalo mecânico de caminhão.
ELETRIFICAÇÃO
Para 2019, a companhia confirmou uma versão elétrica da van, a eSprinter. O modelo vai se juntar a eVito, que chega às lojas no segundo semestre desse ano. A companhia diz que, inicialmente, o uso dos modelos será urbano, o que leva a crer em baixa autonomia.
CONECTIVIDADE
A Mercedes-Benz lançou um serviço chamado PRO Connect, que transforma a Sprinter em parte da “internet das coisas”. A proposta é facilitar serviços de controle de frota e comunicação entre gerentes e motoristas.
O PRO Connect vai permitir programar paradas para revisão antecipadamente, em contato com a concessionária do cliente e atualização dos serviços de navegação em tempo real, para garantir a melhor rota.
Há ainda a função de controlar à distância travamento das portas e fechamento dos vidros e análise do modo de condução do motorista, para garantir melhor consumo. Todos os dados podem ser acessados e compartilhados pela rede.