Em 2022, a Mercedes-Benz anunciou um plano de remodelar seu portfólio de produtos. Pois agora, a marca alemã começa a colocar em prática parte dessa estratégia. De acordo com a apuração da revista Car and Driver, a fabricante deixará de oferecer peruas, cupês e conversíveis, por exemplo. Além disso, modelos de entrada podem ser cortados da gama.
Atualmente, a empresa oferece 33 tipos de carroceria nos mercados europeu e norte-americano. Porém, apenas 14 serão mantidos. Com isso, a marca pretende focar esforços em modelos que garantam maior rentabilidade. ”No fim das contas, não precisamos de peruas e carros de duas portas com baixo desempenho para fazer volume”, disse uma fonte da Mercedes-Benz à publicação.
Renovação
Para isso, alguns modelos sairão de cena. É o caso da variantes cupê e conversível dos Classe C e E. Até 2024, versões de duas portas do CLE vão substituir a dupla. Nesse sentido, nem os SUVs e sedãs cupês se salvam. O CLS deve sair de cena em 2024 e o AMG GT 4 pode chegar até 2025. Ao mesmo tempo, a Mercedes-Benz pretende lançar as novas e últimas gerações dos cupês GLC e GLE.
Já as peruas da marca podem se despedir definitivamente do mercado até 2023. A do Classe C, que está disponível na Europa, ganhará renovação até 2025. Mas, deve desaparecer até 2028. A nova geração da Classe E, por sua vez, vem neste ano. Enquanto a nova CLA, que terá plataforma elétrica MMA e deve estrear em 2025, será a última versão da perua da marca na Europa.
Foco na linha AMG
O assunto é outro quando se trata da linha de esportivos da marca, a Mercedes-AMG. Ainda em 2023 chega o novo cupê GT como uma variante de luxo do SL. Além disso, a linha Maybach será ampliada. Em 2026, também veremos um novo cupê de quatro portas. Todos serão elétricos, inclusive o possível SUV Classe G.