Mercedes-Benz CLA elétrico
Mercedes-Benz/Divulgação

Mercedes-Benz vai mudar nome de carros híbridos e elétricos

Futuros modelos eletrificados não serão conhecidos por EQA, EQB, EQE ou EQS; Mercedes-Benz vai simplificar nomenclatura

Por Redação 07 de mar, 2025 · 3m de leitura.

A Mercedes-Benz vai seguir a Audi e simplificar a nomenclatura de seus carros elétricos e híbridos. A marca alemã vai deixar de renomear variantes eletrificadas do mesmo modelo. Ou seja, EQA, EQB, EQC, EQE e EQS não serão mais chamados assim. A sopa de letrinhas vai acabar.

A partir de agora, todos os veículos seguirão com seus nomes, digamos, ‘originais’ e terão apenas uma pequena distinção, mais simples para diferenciar o tipo de motorização, seja combustão, híbrida ou elétrica. A nova geração do CLA, com apresentação marcada para o próximo dia 13, será uma das primeiras a inaugurar o novo batismo.

O sedã usará apenas a terminologia CLA para configurações a combustão (híbrida leve, gasolina ou diesel) e CLA com EQ Technology, para a inédita versão elétrica. Já a opção híbrida plug-in se chamará “CLA com EQ Hybrid Technology”.


Mercedes-Benz CLA elétrico
Mercedes-Benz/Divulgação

Os atuais modelos como EQA, EQB, entre outros, manterão a nomenclatura neste ciclo de vida. As próximas atualizações ou gerações, no entanto, já vão seguir a nova denominação. O próximo GLA elétrico, por exemplo, será designado como GLA com EQ Technology.

A Mercedes-Benz já havia dado indícios que abandonaria a sigla Electric Intelligence ou simplesmente EQ. Ao menos como sufixo. Tanto que o Classe G elétrico, lançado recentemente, que deveria ser conhecido como EQG, já traz o ‘Classe G com EQ Technology’.


Mas a Mercedes-Benz ainda não resolveu todos os problemas relativos ao nome de seus carros e volta a se complicar com o Classe S. O S580e, versão híbrida do sedã de luxo, continuará com “e” em caixa baixa para ilustrar a denominação eletrificada. Não faz sentido…

O movimento, decerto, visa o futuro, já que a fabricante vai lançar nada menos que 36 novos veículos, entre eletrificados e combustão, até 2030.

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