Mercedes C180 ganha injeção de ânimo

Oferecida no País desde julho no C 200, a tecnologia de injeção direta de gasolina da Mercedes-Benz ? identificada pela sigla CGI ? agora equipa a versão de entrada do Classe C, a C 180, que tem preço sugerido a partir de R$ 114.900, já como linha 2011

Por 29 de set, 2010 · 5m de leitura.

NÍCOLAS BORGES

Oferecida no País desde julho no C 200, a tecnologia de injeção direta de gasolina da Mercedes-Benz – identificada pela sigla CGI – agora equipa a versão de entrada do Classe C, a C 180, com preço sugerido a partir de R$ 114.900, já como linha 2011. Essa configuração chega às lojas na próxima semana para substituir a C 180 Kompressor, cujas últimas unidades, modelo 2010, saem por R$ 112.900. Nesta, o motor é um quatro-cilindros de 1,6 litro sobrealimentado por compressor de 156 cv.

Preço da nova opção parte de R$ 114.900. Fotos: Maurício Machado/Mercedes-Benz

Já o novo C 180 CGI tem propulsor 1.8 com turbo. A potência se manteve, mas o torque subiu de 23,4 para 25,5 mkgf, disponíveis numa faixa mais ampla de giros. Antes, a força surgia entre 2.800 e 4.600 rpm. Agora, vem de 1.600 a 4.200 rpm. Com isso, o sedã alemão está mais esperto, tanto nas acelerações como em retomadas. Para ir de 0 a 100 km/h, são 9 segundos (anteriormente, eram 9,9 segundos). E, conforme a fabricante, o consumo é até 15% menor que o do C 180 K. A emissão de gás carbônico teve redução equivalente.


Assim como o antecessor, o carro exibe o emblema BlueEfficiency, do programa da Mercedes para melhorias na eficiência do veículo. São vários pequenos retoques, como nos retrovisores externos, remodelados para ser mais aerodinâmicos. Os pneus têm menos resistência ao rolamento e a transmissão foi melhorada. Aliás, o câmbio continua automático de cinco marchas. A caixa oferece a possibilidade de trocas sequenciais, mas os toques para os lados na alavanca pedem um tempo de adaptação. O acerto de chassi acompanha as reações do motor, com direção rápida e suspensão firme, mas confortável.


Visualmente, não houve mudanças, com exceção das rodas com novo desenho e tamanho – de aro 16 passou para 17”. O carro agora só vem com a dianteira mais esportiva. A grade é de três lâminas com o logotipo da marca bem grande. Segundo a montadora, a frente tradicional, com a pequena estrela de três pontas na borda do capô, tinha pouca procura neste modelo, de público mais jovem. A partir de R$ 149.900, o C 200 CGI traz o mesmo motor de 1,8 litro, mas com mais pressão no turbo. Rende 184 cv e 27,5 mkgf. A linha ainda conta com o C 300, equipado com um V6 3.0 de 231 cv, além do esportivo C 63 AMG, com o V8 6.2 de 457 cv.