A Lucid Motors, marca de veículos elétricos de luxo, havia apresentado o Lucid Air, sedã de zero emissão com a maior autonomia da história, cerca de 832 km. Como recordes existem para serem quebrados, a Mercedes lança agora uma série de esboços de um carro que poderá rodar 1.200 km sem a necessidade de recarga.
Segundo a Mercedes, o conceito batizado de Vision EQXX é o “de maior alcance e maior eficiência que o mundo já viu”. Seria como viajar de São Paulo a Porto Alegre sem precisar parar para carregar. Ou segundo a montadora, “viajar de Pequim a Xangai sem a necessidade da recarga”. A nova tecnologia desenvolvida pelos alemães permite que a bateria seja a mais eficiente possível. Sem precisar ser grande e extremamente pesada.
Contudo, não será possível efetuar a compra do possível modelo em um futuro próximo: o protótipo é considerado um “programa de tecnologia” e será usado apenas para testar as inovações da Mercedes. Ou seja, os componentes do veículo deverão nos próximos anos equipar os novos elétricos da marca.
Aos interessados pelo supercarro, a apresentação oficial estava marcada para o Salão de Paris, que ocorreria do 1º a 11 de outubro, mas foi cancelado devido a pandemia. Espera-se que nas próximas semanas a Mercedes apresente o automóvel em formato on-line.
Até 2025, a montadora pretende reduzir sua gama de motor a combustão em 40%. Para 2030, essa redução atingirá 70% dos veículos que utilizam combustíveis fósseis. Para a mesma data, a empresa quer ter em sua linha pelo menos 20 modelos eletrificados.
Mercedes confirma expansão da família de elétricos EQ
Na terça-feira (06) a montadora confirmou a chegada da linha 2021 do EQS e da nova arquitetura que servirá de base para construção de outros seis carros da família EQ, de diversos tipos de carroceria. Com todos os veículos camuflados, a apresentação oficial da ofensiva de elétricos ainda irá acontecer.
Ainda neste ano será fabricado o crossover EQA, uma versão elétrica do GLA. Já para o ano que vem, chegará a nova linha do EQS, conhecido como Classe S elétrico, que se encontra nas últimas fases de teste. A autonomia prometida para o sedã é de 700 km. Espera-se também uma variante SUV para o EQS, baseado no GLS.
Em seguida, vão chegar ao mercado o utilitário esportivo EQB, correspondente ao GLB; e o EQE, que será montando como SUV e sedã – configurações zero emissão dos atuais Classe E e GLE.
No momento, a marca disponibilizada dois veículos elétricos da gama EQ: o SUV EQC e a van EQV.