Mercedes Classe E: novo olhar ?E? muita classe

Por 17 de abr, 2013 · 5m de leitura.

Leandro Alvares, de Marselha (França)

Fim de tarde com trânsito congestionado. Ao mudar de faixa, o motorista se distrai e não observa que há um veículo ao lado. Colisão? Nada disso. O “Active Lane Keeping Assist”, algo como assistente ativo de manutenção de faixa, em tradução livre, detecta o obstáculo e move o volante no sentido oposto.

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O sistema é um dos destaques da nova geração do Mercedes-Benz Classe E, que estreia em julho no País. A versão de entrada deverá custar cerca de R$ 230 mil.

A configuração intermediária será a E 350, cujo preço é estimado em R$ 290 mil. Essa tem motor 3.5 V6 a gasolina de 306 cv, câmbio automático de sete marchas e tração integral.

Segundo informações da fabricante, o sedã traz 11 novos dispositivos de segurança. Como o Distronic Plus, que detecta as faixas das vias. Nas tracejadas, caso o motorista “se perca” o dispositivo faz o volante vibrar, alertando sobre o risco.


Se for em faixa contínua, o sistema corrige a trajetória do veículo. Outra novidade é o controlador adaptativo dos faróis, que faz um recorte dos veículos no sentindo contrário para não ofuscar os motoristas.

Há ainda controlador de velocidade com limitador de distância do carro à frente e assistente de estacionamento, que deram ao Classe E força na briga com Audi A6 e BMW Série 5.


As atualizações estéticas, principalmente na dianteira, deixaram o Mercedes mais jovial. O charme dos quatro faróis foi preservado, mas as lentes agora estão em um único conjunto óptico, com contorno de LEDs de uso diurno.

O sedã é muito luxuoso. Há bancos de couro, partida sem uso de chave, detalhes de madeira no painel, ajustes elétricos para os bancos dianteiros, saída de ventilação para o assento de trás e amplo espaço para quatro adultos.

Respeitável também é o desempenho e a desenvoltura do E 350, que acelera forte quando exigido – o torque máximo de 37,7 mkgf vem à 3.500 rpm. Em curvas a tração integral, aliada às suspensões bem ajustadas entre conforto e estabilidade, mantém o sedã grudado ao chão. As trocas de marcha são quase imperceptíveis.


E 250 com motor inédito por R$ 230 mil
A versão de entrada do novo Mercedes Classe E no mercado nacional será a E 250. Com estreia em julho, terá preço na casa de R$ 230 mil e motor inédito no País. Trata-se do 2.0 turbo de quatro cilindros, capaz de desenvolver 211 cv e 35,6 mkgf. Esse propulsor também será usado no sedã CLA e na versão A 250 Sport do Classe A.

Até o fim do terceiro trimestre, passam a ser vendidos os demais modelos da família: E 500, E 63 AMG S e as opções cupê e conversível.