A Mercedes-Benz lançará no Brasil até o fim de março a versão Avantgarde VR4, blindada “de fábrica”, do E 250. O sedã com motor 2.0 turbo de 211 cv, câmbio automático de sete marchas e nível de proteção VR4 (equivalente no Brasil ao IIIA) terá tabela de R$ 339.900.
Isso porque o modelo, que é feito na Alemanha, vai primeiro para o México, onde recebe a blindagem, e só então segue para o Brasil. Graças a essa operação, não recolhe o imposto de importação, o que permite tornar seu preço bastante competitivo – a versão sem blindagem parte de R$ 254.900.
A IIIA é o maior nível de blindagem permitido no País – o controle é feito pelo Exército. Protege contra disparos de armamentos como espingardas calibre 12 e pistolas Magnum .44.
Com quase 5 metros de comprimento, o E 250 Turbo Avantgarde VR4recebe também reforços na suspensão e sistema de freios, entre outros itens. O objetivo é suportar os cerca de 300 quilos a mais da blindagem sem comprometer a dirigibilidade do carro e a durabilidade dos componentes.
Com a proteção extra, o peso do sedã chega aos 2.600 kg. Ainda assim, a principal vantagem da blindagem “de fábrica” é que não há comprometimento da garantia do carro.
Não é a primeira vez que a Mercedes-Benz oferece uma versão blindada do Classe E no mercado brasileiro. Em meados de 2012, a marca trouxe cerca de 100 unidades do E 500 Guard.
Tabelado a R$ 423 mil, o modelo pesava 2.250 kg. Mas, como tinha motor V8 de 408 cv, seu desempenho era bastante satisfatório.
Resta saber se os 211 cv do 2.0 do E 250 Turbo Avantgarde VR4 serão suficientes para garantir desenvoltura ao três-volumes da marca alemã.