Notícias

Mercedes e Bosch vão testar autônomos na Califórnia em 2019

São Francisco foi escolhida cidade piloto para testes de campo em carros autônomos para serviço de transporte de passageiros

Redação

13 de jul, 2018 · 3 minutos de leitura.

autônomos" >

A Bosch e a Daimler, controladora da Mercedes-Benz, escolheram a Califórnia para começar a testar suas tecnologias autônomas. A partir do segundo semestre de 2019, as empresas vão oferecer um serviço de transporte com carros autônomos em rotas selecionadas de São Francisco. A operação, por meio de aplicativo, vai demonstrar como serviços de compartilhamento de veículos e transporte privado e público podem se conectar para mobilidade urbana.

+ Conheça a página do Jornal do Carro no Facebook

A Nvidia vai fornecer a inteligência artificial para fazer o sistema funcionar. A ideia é que a tecnologia seja provada e que as reações possam ser mais rápidas para dar segurança à operação autônoma. Serão integrados os aplicativos Car2go, de compartilhamento de veículos, myTaxi, de transporte privado, e Moovel, para transporte público. Todos já operam na Califórnia.

Os veículos serão equipados com radares, câmeras de vídeo, sensores de ultrassom e unidades de comando para interpretar todos os sinais recebidos. A Mercedes-Benz, controlada pela Daimler, ainda não revelou que modelos serão usados no programa piloto. No entanto, a marca já equipou alguns Classe S com tecnologia autônoma para testes.

Autônomos por aplicativo

Os usuários poderão solicitar os veículos para transporte por meio de aplicativo de celular. Estarão disponíveis tanto carros compartilhados quanto veículos exclusivos para um usuário. Nos moldes de empresas de transporte como a Uber funcionam.