
Março será um mês importante para a estratégia da Mercedes-Benz no Brasil em 2016. Após lançar o GLC, sucessor do GLK, e o GLE, que substitui o ML, a marca trará ao País o GLS. No mesmo mês, começará a ser vendido por aqui a versão nacional do Classe C.
Também em março, o GLA, ainda em versão alemã (ele será nacionalizado no segundo semestre) e outros utilitários da marca (inclusive os novatos GLE Coupé e GLC) passarão a vir com aplicativo Car Play, para reprodução da tela do iPhone no monitor do sistema multimídia dos veículos.
Os planos foram divulgados pelo gerente sênior de vendas da Mercedes-Benz, Dirlei Dias, durante o lançamento do GLC e do GLE Coupé no País (os carros chegam no fim do mês). De acordo com o executivo, o GLS deverá vir ao País em duas versões.
A mais simples será a 350 a diesel, com 260 cv. A outra será a 63 AMG, com preparação esportiva e 577 cv. Ambas trazem câmbio manual de nove marchas. Os preços ainda não foram definidos, mas ficarão maiores que os sugeridos atualmente – de R$ 404.900 e R$ 799.900, respectivamente.
“Até o fim do ano, a Mercedes terá 27 lançamento no Brasil”, afirma Dias. De acordo com o executivo, essa lista soma diferentes versões de um mesmo carro. GLC e GLE Coupé, por exemplo, são considerados quatro lançamentos, já que cada um tem duas versões de acabamento.
E, até o fim do ano, os dois modelos deverão ter mais opções, com motores diferentes, no mercado. Já o GLC Coupé, rival do BMW X4, ficará somente para 2017. “Ele só será lançado na Alemanha no fim do ano e, depois, leva pelo menos uns três meses para chegar ao Brasil”, explica.
Durante o evento, a montadora explicou a nova nomenclatura de seus utilitários. Agora, todos são “GL”, e se diferenciam pela plataforma sobre a qual são produzidos. Assim, o GLC é o sedã do Classe C e o GLS, do Classe S, por exemplo.
Com os novos modelos, a expectativa da marca é que a participação dos utilitários em suas vendas totais aumente de 33%, em 2015, para 40%, no fim deste ano.
Além dos utilitários, outro grande lançamento preparado pela Mercedes é a nova geração do Classe E. Apresentado em janeiro, no Salão de Detroit (EUA), será o primeiro modelo da marca a trazer painel virtual.
NACIONAIS
Classe C e GLA, que serão feitos em Iracemápolis (SP), a princípio não terão mudanças de preço e configurações ante as versões atuais, que são importadas.
O sedã começa em R$ 157.900 e o utilitário, em R$ 143.900. Seus motores também serão montados no Brasil, por uma empresa terceirizada.
Dias afirmou que há planos de usar no Classe C o motor 2.0 flexível da van Vito, que é produzida na Argentina. “Não vai ocorrer no primeiro momento, mas é uma possibilidade.”