RAFAELA BORGES
Genebra – A Mercedes-Benz lançará quatro carros no Brasil até o fim de 2012, além da versão reestilizada do Smart Fortwo. Esta tem estreia mundial no Salão de Genebra (Suíça), que abre ao público nesta quinta-feira, e chega ainda no primeiro semestre.
Em meados do ano, vem a nova geração do jipão ML. O segundo semestre será mais movimentado. Chegará o principal lançamento da Mercedes-Benz em 2012, o Classe B.
Depois, será lançada a próxima geração do conversível SL, além de sua versão esportiva, SL 63 AMG – que também estreia em Genebra. Para finalizar, a Mercedes-Benz trará o SLK 55 AMG.
Estratégia mundial
Até 2020, a Mercedes-Benz quer vender 2 milhões de veículos no mundo ao ano, 700 mil a mais que em 2011. Para isso, lançará 10 modelos inéditos até 2015, quatro deles feitos sobre a nova plataforma compacta MFA.
O primeiro é o Classe A, que estreia em Genebra. Depois virá o CLC, um sedã compacto com estilo de cupê. Esta base dará origem ainda a um utilitário para concorrer com o BMW X1 e o Audi Q3 e a uma perua.
Outro modelo inédito será o MLC, que terá como rival o BMW X6. Haverá também as versões conversível e perua do Classe C. A configuração familiar estreia no Salão de Paris, em setembro.
Há possibilidade também de a empresa voltar a produzir automóveis no Brasil – o primeiro Classe A foi feito em Juiz de Fora até 2005. Para isso, a Mercedes-Benz pretende aproveitar a estrutura fabril que o Grupo Renault-Nissan tem no País. A franco-japonesa e a alemã firmaram acordo de cooperação em setembro do ano passado.
A ideia é fabricar componentes como motores e realizar processos de produção, como o de pintura, em uma das fábricas da Renault-Nissan. Hoje, o grupo tem uma planta em São José dos Pinhais (PR). E a Nissan vai inaugurar uma segunda unidade no Rio de Janeiro.