Ao que tudo indica, a parceria entre a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e a Daimler pode não ter um futuro muito promissor. A fabricante alemã, controladora da Mercedes-Benz, trabalhava com o grupo franco-japonês desde 2010, mas a relação parece ter perdido força nos últimos meses.
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Inscreva-seAs empresas se uniram inicialmente no projeto que originou a nova geração dos Smart e o atual Twingo. Depois, a Mercedes-Benz criou o furgão Citan, com base no Renault Kangoo. A Mercedes também criou sua primeira picape média, a Classe X, junto com a Nissan. O projeto não foi adiante e o modelo será descontinuado.
Com isso, a fabricante alemã parece ter perdido o interesse em manter as parcerias. Ainda assim, a Renault ainda parece tentar “reatar a relaçãi” com a Daimler. Em entrevista ao portal Autonews Europe, um dos chefões da Renault, Jean-Dominique Senard, afirmou que a relação das empresas continua rentável.
Parceria tem novos rumos
O problema é que a Mercedes se juntou à BMW para desenvolver seus sistemas de condução autônoma, desfiando o foco da alemã. Além disso, a Daimler vendeu metade da Smart para a chinesa Geely. A Smart era uma das principais conexões entre Daimler e Renault-Nissan.
Embora os dois grupos em parceria não tenham criado mais produtos em comum, modelos como os Classe A e CLA usam motores Renault em suas versões de entrada. Os atuais Smart ainda são projetos predominantemente franceses. No entanto, estão em fim de ciclo de vida e deverãos ser substituídos nos próximos anos. E certamente por projetos em comum com a Geely.