Mercedes quer produzir motor de F1 com 1000 cv de potência

Segundo o chefe de motor da marca, a fabricante está bem próxima de realizar o feito

Por Redação 18 de dez, 2017 · 2m de leitura.

A Mercedes deve produzir, em breve, um motor de Fórmula 1 com uma potência de 1000 cv. “Estamos perto disso”, afirmou o chefe de motor da marca Andy Cowell ao site Motorsport.com. O executivo disse ter “certeza de que isso acontecerá em algum momento”.

Em 2017, o motor da fabricante bateu o recorde ao atingir, pela primeira vez, uma eficiência térmica de 50% no dinamômetro. O avanço tecnológico fez o M08 EQ Power+ o motor de corrida mais eficiente de todos.

A eficiência térmica tornou-se o ponto-chave para os construtores de motores da atualidade. Seu cálculo é feito a partir da quantidade de energia útil que pode ser produzida com a entrada de calor. Na F1, essa medida é particularmente importante devido à taxa limite de fluxo de combustível de 100 kg/h.


Andy Cowell acredita que no início de 2018 já se saberá em que momento a eficiência de 50% no dinamômetro será transferida para as pistas. “Precisamos ver como o motor se comportará no inverno”. Segundo ele, ainda será necessário melhorar o desempenho do motor para uma volta completa em um circuito.

O primeiro motor turbo híbrido da Mercedes, introduzido em 2014, teve uma taxa de eficiência de 44%. Na era híbrida do turbo V6, a Mercedes já conquistou quatro campeonatos mundiais em sequência.

 


VEJA TAMBÉM: CARROS COM NOMES DE GRANDES PILOTOS DE CORRIDA