Você está lendo...
Mini Cooper elétrico ganha versão conversível que é um ‘brinquedo’
Mercado

Mini Cooper elétrico ganha versão conversível que é um ‘brinquedo’

Versão conversível do Mini Cooper SE é um protótipo sem previsão de lançamento, mas surge com 184 cv de potência e autonomia para até 230 km

Redação, Com Fabio Tarnapolsky, especial para o Jornal do Carro

18 de jul, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Mini Cooper elétrico
Mini Cooper SE traz conjunto elétrico com motor de 184 cv, mesma potência da versão a gasolina
Crédito:Mini/Divulgação

Aceleração de zero a 100 km/h em 7,7 segundos, bateria com autonomia para até 230 km e teto retrátil de lona. O Mini Cooper elétrico surge na tradicional versão conversível, mas ainda não está à venda. A marca britânica apresentou um exemplar para demonstração com a frase “este brinquedo é elétrico”. Ele naturalmente foi feito com base no Cooper SE que está à venda no Brasil – e que testamos no Jornal do Carro. Seu preço atual é de R$ 253.990.

O Cooper SE conversível mantém, assim, as dimensões do modelo a combustão, com 3,86 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 2,49 m de altura e entre-eixos de 2,49 m. A capota de lona pode ser aberta ou fechada em 18 segundos por meio de botão e em baixa velocidade (até 30 km/h). Por fora e por dentro, o Mini continua o mesmo, com seu icônico visual inspirado no hatch do início da década de 1960 – e que, na geração atual, é moderno.

Mini Cooper elétrico
Mini/Divulgação

Publicidade


Mesma potência do Mini a gasolina

O protótipo apresentado tem rigorosamente o mesmo conjunto elétrico do Mini Cooper SE na versão convencional (com teto rígido). Ou seja, o motor elétrico tem potência de 184 cv e um torque instantâneo de 27,5 mkgf com tração dianteira. Para comparação, a energia é equivalente à dos motores 1.3 turbo flexíveis de Renault e Stellantis. Já o pacote de baterias tem capacidade de 32,6 kWh, com autonomia para 230 km com carga completa (ciclo WLTP).

Ainda não há previsão de quando e se o Cooper SE Convertible chegará às concessionárias. Sua primeira aparição na última semana, durante a caravana anual “Mini Takes the States”, uma viagem de nove dias com veículos da marca nos Estados Unidos.



Mini Cooper elétrico
Mini/Divulgação

Em comunicado, a Mini ressalta a importância do participar do mercado de carros elétricos e criar soluções de sustentabilidade em seus novos modelos. A meta da inglesa, que é parte do grupo BMW, é zerar a emissão de carbono nos próximos anos. “A marca pensa, portanto, na comunidade de fãs de conversíveis, que curtem conduzir ao ar livre. E, da mesma forma, em eletrificar o mercado de veículos de forma sustentável, transparente e compreensível”, disse a fabricante.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião