Funcionários do Serviço de Aduana e Proteção de Fronteiras de Nova Jersey não tiveram a menor dó ao esmagar um Mini Cooper que havia ingressado ilegalmente nos Estados Unidos. A iniciativa é parte da Operação Atlântico, deflagrada em março deste ano em conjunto com autoridades britânicas para coibir a importação de veículos em desacordo com as leis federais.
O desafortunado carrinho tinha número de identificação de um exemplar feito em 1988, mas, segundo as autoridades norte-americanas, tratava-se de um modelo do início dos anos 2000, e seu motor não condizia com a suposta idade do veículo. Como a lei dos Estados Unidos proíbe a importação de carros com menos de 25 anos, o governo ordenou sua destruição.
O triste espetáculo já havia acontecido no ano passado com um Land Rover Defender, também importado de forma ilegal e sacrificado diante das câmeras para servir de exemplo. Os principais alvos da Operação Atlântico são carros das marcas Mini e Land Rover – outros cem exemplares devem terminar seus dias de forma trágica no ferro-velho.