A Mini revelou a linha 2020 dos Countryman e Clubman John Cooper Works com uma série de novidades. A versão mais esportiva dos dois modelos teve o motor 2.0 turbo extensamente retrabalhado para entregar mais potência. Agora são nada menos que 306 cv e 45,9 mkgf, aumento expressivo de 75 cv e 10,2 mkgf em relação ao motor usado até então.
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Graças ao expressivo aumento de potência, agora a perua Clubman acelera de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, 1,4s a menos do que os modelos anteriores. O SUV Countryman cumpre a prova em 5,1 segundos. Em ambos, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.
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O câmbio automático de oito marchas também foi revisado e promete mudanças mais precisas e mais silêncio a bordo. A transmissão também é acoplada a um diferencial dianteiro com bloqueio mecânico. O sistema transfere a força do motor para a roda que tiver mais tração. Isso melhora arrancadas e o comportamento em curvas.
Clubman e Countryman, aliás, têm tração integral, mas o sistema privilegia o envio de força para as rodas da frente. O eixo traseiro só é conectado se houver perda de tração na frente.
Para lidar com a potência maior, os dois modelos tiveram a suspensão revisada e ganharam freios mais potentes. Agora as pinças de freio têm quatro pistões e os discos ficaram maiores, com 13 polegadas. Há também um novo escapamento.
Clubman tem mudanças sutis
Por fora, as mudanças visuais foram mínimas. O Clubman ganhou uma nova grade dianteira, faróis levemente remodelados e o parachoque traseiro ficou maior para acomodar o novo escapamento.