A Mini apresentou uma versão de rali para o crossover Countryman. Batizada de Mini John Cooper Works Rally, ela tem como destino as competições off-road.
O modelo recebeu alterações em aspectos como desenho do chassi, distribuição de peso e mapeamento do motor, para conseguir enfrentar com desenvoltura terrenos das mais variadas condições, como chuva, neve, climas áridos, areia, lama, trajetos montanhosos, vales e rios.
Na carroceria, materiais como fibra de carbono e kevlar garantem resistência e robustez com baixo peso, além da facilidade de remoção e troca dos painéis em caso de danos ou manutenção. O capô foi rebaixado para melhorar a visibilidade para os pilotos.
Cada eixo da suspensão tem quatro amortecedores ajustáveis e os freios trazem discos ventilados e pinças refrigeradas a água e ar. Para qualquer eventualidade, há três pneus e rodas sobressalentes, além de dois macacos hidráulicos.
Para mover o carro, o motor TwinPower Turbo 3.0 de seis cilindros a diesel gera 340 cv. Ele atua em conjunto com uma transmissão sequencial de seis marchas.
Na cabine, um console de fibra de carbono traz painéis de instrumentos para o piloto, central e para o navegador. O do piloto conta com velocímetro, conta-giros com lâmpadas de LEDs e um indicador de marcha engatada.
Velocidade, pressão do óleo, temperatura da água e funções eletrônicas são mostradas no painel central, para a visualização de ambos os ocupantes. Já os sistemas de navegação ficam à frente do passageiro-navegador.