A Mini revelou que a principal atração de seu estande no Salão de São Paulo será a versão híbrida do Countryman. A Cooper S E All4 é o primeiro Mini híbrido plug-in, que também pode ser recarregado na tomada. Ainda não há informações sobre quando as vendas do modelo começarão por aqui.
O modelo é equipado com um motor 1.5 turbo a gasolina de três cilindros e outro elétrico, instalado no eixo traseiro. A potência combinada chega a 227 cv e torque a parrudos 39,3 mkgf. O câmbio é automático de seis marchas. O motor elétrico envia força às rodas de trás, tornando o Countryman híbrido um modelo 4X4.
Segundo a marca, o sistema eletrônico pode coordenar o uso dos dois motores de acordo com as necessidades. Em modo automático, o SUV usa apenas energia elétrica a velocidades de até 80 km/h. Caso o motorista precise de mais força, ou ande mais rápido, o motor a combustão entra em funcionamento. No modo MAX eDrive, o motor elétrico leva o Countryman a até 125 km/h. Um terceiro modo consegue recarregar as baterias durante um percurso, para que o motorista use a carga em situações específicas.
Algumas tecnologias empregadas nos elétricos i3 e i8 também foram usadas no Mini híbrido. Uma delas é a possibilidade de usar o motor elétrico do eixo traseiro para garantir mais tração e estabilidade, em conjunto com o ESP. O princípio é o mesmo usado no i8. Além disso, o sistema de GPS consegue encontrar rotas mais eficientes e indicar pontos de recarga.
Countryman vem completo
Por dentro, o modelo é igual aos demais Countryman. Há ar-condicionado automático e central multimídia com tela de 8,8 polegadas, mas a praticidade foi ligeiramente comprometida. O porta-malas é menor por causa do motor elétrico e o banco traseiro foi instalado em posição mais elevada para acomodar as baterias. O tanque de combustível também é menor, com 35 litros.
No exterior, a única mudança é uma portinhola que cobre a tomada de carga, localizada no para-lama dianteiro esquerdo. Alguns emblemas também identificam a versão.