Você está lendo...
Minivan Scénic, primeiro Renault feito no Brasil, vai virar SUV elétrico
Mercado

Minivan Scénic, primeiro Renault feito no Brasil, vai virar SUV elétrico

SUV elétrico da minivan Scénic terá cinco lugares e ficará acima da nova geração do Mégane; modelo tem grandes chances de chegar ao Brasil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

06 de mar, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Minivan Scénic SUV
Renault Scénic deixará de ser minivan e se tornará em SUV elétrico de cinco lugares
Crédito:Divulgação/Renault

Os anos 1990 foram marcados no Brasil pelo sucesso das minivans. Esse foi um dos motivos que levou as marcas francesas a apostarem nesses modelos por aqui. A Renault, por exemplo, iniciou sua operação em São José dos Pinhais, no Paraná, com a Scénic, em 1998. Agora, quase duas décadas e meia depois, o modelo vai abandonar as antigas formas de monovolume, e seguirá a tendência de ”suvização” e eletrificação. Ou seja, a minivan vai virar um SUV com motor elétrico, tal como foi feito com o novo Mégane, que deixou no passado as carrocerias hatch, sedã e perua.

Apesar das especulações de uma variante de sete lugares, a única certeza é de que o Scénic E-Tech terá cinco assentos. De acordo com a apuração do site inglês Auto Express, o modelo ainda será baseado na plataforma CMF-EV, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Com isso, o novo SUV vai ficar acima do Mégane e será um possível rival do Volkswagen ID.4.

Além das informações, o site ainda publicou uma projeção mostrando como pode ficar o visual do modelo. A apresentação do elétrico da marca francesa está prevista para maio deste ano. Contudo, a previsão de chegada no mercado é até 2024. E, com o novo Mégane já confirmado no Brasil, há grandes chances do Scénic também ser vendido por aqui.

Publicidade


SUV scénic
Auto Express/Reprodução

Compacto?

Nas projeção, o visual do Scénic remete bastante ao novo Mégane, que se encaixa no segmento de compactos. Mas, em questões de tamanho, espera-se que ele seja mais alto, o que pode fazer com que ele alcance outra categoria. Focando no design, a dianteira do modelo pode trazer uma pegada bem futurista, com vincos no capô e no local da grade. Os faróis são retangulares e bem finos.




Já na parte traseira, a projeção mostra faróis conectados, o que passa uma impressão de largura no SUV. Além disso, um ponto que vale atenção é a cor da carroceria, puxando a tendência bitom com o teto em preto.

Na parte de dentro, o Scénic pode, novamente, pegar referências do Mégane. Dessa forma, pode vir de fábrica com um quadro de instrumentos de 12,3 polegadas e uma central multimídia de 12”, na vertical. Por fim, o sistema deve ter conexão sem fio tanto para Android Auto quanto Apple CarPlay.

Divulgação/Auto Express

Deve ter mais de uma versão

Ainda de acordo com o site, a plataforma CMF-EV pode fazer com que o Scénic tenha duas versões diferentes no mercado. Uma delas seria equipada com uma bateria de 40 kWh. A segunda, portanto, teria foco em longas viagens, com uma bateria superior a 60 kWh. Mas, ainda não há confirmações.

Com base nos recentes planos divulgados pela Aliança, espera-se que os próximos modelos apresentem um alto nível de tecnologias de assistência ao motorista.

SUV Mégane chega a 220 cv

Quando o CEO da Renault, Luca de Meo, disse que focaria em SUVs no Brasil, ninguém cogitava a volta do Mégane. Mas, as surpresas não param. Para se adequar à nova demanda da clientela, ele – que já esteve no Brasil nas décadas de 1990 e 2000 em forma de hatch e sedã – virou um utilitário esportivo.


Renault
Renault/Divulgação

O novo Mégane vem ao Brasil na versão topo de linha. Nela, a bateria de 60 kWh rende autonomia de até 470 km. No desempenho, são 220 cv de potência e um torque máximo de 30,6 mkgf. Na Europa, tem uma versão com números mais modestos: 130 cv e autonomia de 300 km. Segundo a Renault, o Mégane E-Tech chega aos 100 km/h em 7,5 segundos. Já a velocidade máxima é de 160 km/h.

Na lista de itens de série, como não pode faltar hoje em dia, tem condução semiautônoma. O pacote traz controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa, por exemplo. No mais, há som premium Harman Kardon e Park Assist também estão na lista.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião