Um dos fatos mais surpreendentes do ranking de vendas de novembro é o desempenho da minivan Spin. Integrante de um segmento que praticamente já não tem representantes no Brasil, o carro da Chevrolet é, por ora, o 14º mais vendido no mês.
De 1º a 28 de novembro, a Spin somou 3.814 modelos emplacados. Com isso, deixa para trás pesos-pesados como os Fiat Mobi e Toro, o Ford Ka Sedan e, principalmente, os SUVs Nissan Kicks e Honda HR-V.
No acumulado de 2018, a minivan Spin é apenas o 34º carro mais vendido do Brasil. Isso mostra o quanto o desempenho de novembro é fora da curva para o modelo da Chevrolet.
Publicidade
1/12
Linha 2019 da minivan passou por mudanças
Reestilização da Spin mudou a dianteira e a traseira, além de ter retirado o estepe da tampa do porta-malas na versão aventureira Activ. O motor 1.8 de 111 cv foi mantido, além dos câmbios manual ou automático de seis marchas
2/12
Linha 2019 da minivan passou por mudanças
Reestilização da Spin mudou a dianteira e a traseira, além de ter retirado o estepe da tampa do porta-malas na versão aventureira Activ. O motor 1.8 de 111 cv foi mantido, além dos câmbios manual ou automático de seis marchas
3/12
Linha 2019 da minivan passou por mudanças
Reestilização da Spin mudou a dianteira e a traseira, além de ter retirado o estepe da tampa do porta-malas na versão aventureira Activ. O motor 1.8 de 111 cv foi mantido, além dos câmbios manual ou automático de seis marchas
4/12
Linha 2019 da minivan passou por mudanças
Reestilização da Spin mudou a dianteira e a traseira, além de ter retirado o estepe da tampa do porta-malas na versão aventureira Activ. O motor 1.8 de 111 cv foi mantido, além dos câmbios manual ou automático de seis marchas
5/12
Linha 2019 da minivan passou por mudanças
Reestilização da Spin mudou a dianteira e a traseira, além de ter retirado o estepe da tampa do porta-malas na versão aventureira Activ. O motor 1.8 de 111 cv foi mantido, além dos câmbios manual ou automático de seis marchas
6/12
Linha 2019 da minivan passou por mudanças
Reestilização da Spin mudou a dianteira e a traseira, além de ter retirado o estepe da tampa do porta-malas na versão aventureira Activ. O motor 1.8 de 111 cv foi mantido, além dos câmbios manual ou automático de seis marchas
7/12
Linha 2019 da minivan passou por mudanças
Reestilização da Spin mudou a dianteira e a traseira, além de ter retirado o estepe da tampa do porta-malas na versão aventureira Activ. O motor 1.8 de 111 cv foi mantido, além dos câmbios manual ou automático de seis marchas
8/12
Linha 2019 da minivan passou por mudanças
Reestilização da Spin mudou a dianteira e a traseira, além de ter retirado o estepe da tampa do porta-malas na versão aventureira Activ. O motor 1.8 de 111 cv foi mantido, além dos câmbios manual ou automático de seis marchas
9/12
Linha 2019 da minivan passou por mudanças
Reestilização da Spin mudou a dianteira e a traseira, além de ter retirado o estepe da tampa do porta-malas na versão aventureira Activ. O motor 1.8 de 111 cv foi mantido, além dos câmbios manual ou automático de seis marchas
10/12
Linha 2019 da minivan passou por mudanças
Reestilização da Spin mudou a dianteira e a traseira, além de ter retirado o estepe da tampa do porta-malas na versão aventureira Activ. O motor 1.8 de 111 cv foi mantido, além dos câmbios manual ou automático de seis marchas
11/12
Linha 2019 da minivan passou por mudanças
Reestilização da Spin mudou a dianteira e a traseira, além de ter retirado o estepe da tampa do porta-malas na versão aventureira Activ. O motor 1.8 de 111 cv foi mantido, além dos câmbios manual ou automático de seis marchas
12/12
Linha 2019 da minivan passou por mudanças
Reestilização da Spin mudou a dianteira e a traseira, além de ter retirado o estepe da tampa do porta-malas na versão aventureira Activ. O motor 1.8 de 111 cv foi mantido, além dos câmbios manual ou automático de seis marchas
Segmento em extinção
Assim como as peruas, inicialmente, e os hatches médios, em um segundo momento, as minivans começaram a perder espaço com a popularização dos SUVs compactos. A Spin, porém, continuou indo bem.
VÍDEO DA SEMANA: TUDO SOBRE O NOVO AUDI R8, QUE CHEGA EM 2019
O modelo é muito popular entre os taxistas. Além disso, é um dos únicos modelos do segmento disponíveis. O Nissan Livina, por exemplo, saiu de linha.
A minivan Spin substituiu, de uma só vez, Zafira e Meriva. O C4 Picasso, que era brasileiro, deixou de existir. Hoje, a Citroën traz o carro da França. O modelo, de nicho, sai por bem mais de R$ 100 mil.
Outra minivan remanescente é a Kia Carnival. Esta, já de uma categoria bem superior, sai por mais de R$ 200 mil.
Neste ano, as vendas da Spin não haviam nem se aproximado das unidades somadas antes mesmo do fechamento de novembro. Apenas em junho havia superado os 2 mil emplacamentos.
Porém, em julho, chegou às lojas a nova geração da minivan Spin. Em outubro, terceiro mês de vendas, o modelo já começou a melhorar em emplacamentos. Somou 2.558 exemplares. Agora, a perspectiva é de que supere os 4 mil.
Renovada, a Spin ficou com visual mais atraente. Além disso, na versão de cinco lugares, passou a trazer um dos maiores porta-malas do Brasil (com mais de 700 litros).