Redação

28/07/2020 - 5 minutos de leitura.

Mitsubishi concentrará esforços no Sudeste da Ásia

Acabar com lançamentos na Europa também é estratégia da Mitsubishi para reduzir custos em 20% num período de dois anos

Pajero Sport Crédito: Mitsubishi/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Assim como todas as empresas, a Mitsubishi também está de olho em lucros. Para isso, claro, é necessário cortar custos. E a maneira que a marca encontrou para reduzir sua folha em 20% foi excluir a Europa da rota de destinos.

A Mitsubishi, agora, focará suas forças no Sudeste Asiático, que é a região mais lucrativa para a companhia. Lá, a participação é de 6,4% do mercado. O plano ‘Small but Beautiful’ (pequena, porém, bonita, em tradução livre) busca redução com gastos num período de dois anos. Tanto que fechará uma fábrica de SUVs no Japão até 2023 e encerrará a produção do Pajero Full.

Nesse período, além de direcionar atenção especial para a tecnologia, com funções PHEV, HEV e 4WD, há outros planos. Um dos principais é reforçar presença em outras regiões, com geração de negócios na África, Oceania e América do Sul. Regiões importantes para a venda de SUVs e picapes, por conta da alta demanda por parte do consumidor.

Continua depois do anúncio

Mitsubishi fora da Europa

De acordo com informações divulgadas pela empresa, haverá ausência de lançamentos no mercado europeu – onde a Mitsubishi registra apenas 1% de participação. E não há previsão para que a programação retorne ao normal.

As informações dão conta que o Velho Continente terá também a velha frota Mitsubishi. Ou seja, os novos L200 Triton, Outlander e Mirage não serão vendidos naquele mercado. E isso não denota apenas defasagem da linha, mas também em emissões de poluentes – sem atualização da frota, o nível de emissões também fica comprometido e, consequentemente, os modelos são retirados do mercado. Essa é a meta.

Mas vale destacar que a Mitsubishi UK é a única distribuidora da marca no país e que, mesmo deixando a Europa de lado, continuará dando suporte aos clientes. Portanto, peças e serviços pós-venda continuarão em ritmo normal.


Enquanto a clientela europeia ficará órfã de novos modelos Mitsubishi, o Japão terá novidade em breve. O carro elétrico Kei – fabricado em conjunto com a Nissan – é a principal delas. A previsão é lançá-lo em 2022.

Aliança

Por falar em Nissan, o CEO da Mitsubishi Motors Corporation, Takao Kato, diz que “é necessário mudar estratégias para expandir negócios”, porém, até o momento, nada foi detalhado em relação à aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Por enquanto, de concreto, apenas os planos de continuar trocando figurinhas entre “modelos de ponta que alavancam as tecnologias dos parceiros.”

Mas já é sabido que a Renault, por exemplo, deixou de oferecer automóveis com motor a combustão no Japão e a Nissan vai fechar suas três fábricas em Barcelona até junho de 2021, demitindo 3 mil trabalhadores.


Sobre fechamento de concessionárias e outras medidas, o CEO acha muito cedo para falar. Porém, salientou que haverá mudanças em seu mercado natal. A produção do Pajero, por exemplo, vai migrar de Sakahogi para Okazaki.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Tesla revela novo Model 3 com desempenho impressionante

Notícias

Híbrido flex da Stellantis: veja quando chega e como funciona

Notícias

Mitsubishi L200 ganha série com internet Starlink, de Elon Musk

Notícias

Novo Peugeot 2008: quando chega a nova geração do SUV

OFERTA EXCLUSIVA

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Ver agora