A Mitsubishi Motors revelou a nova geração da L200 Triton, após mostrar imagens de protótipos em testes. Tal como contamos no Jornal do Carro, a picape média muda completamente, adotando novo chassi sobre cabine e um desenho mais moderno e alinhado com os modelos mais recentes da marca. A cabine também mostra modernidade, com mais tecnologias. Entretanto, a nova L200 mantém versões com motores a diesel e sem eletrificação, algo que vai na contramão do mercado.
Com visual mais quadrado e robusto, a picape chega à sua sexta geração utilizando uma plataforma que ainda chegará à irmã Nissan Frontier, no futuro. Segundo a Mitsubishi, o modelo apresenta 60% mais rigidez torcional, por conta das mudanças feitas. Além disso, a carroceria utiliza aço de alta tensão, tornando a caminhonete mais leve em relação ao modelo anterior.
O modelo recebeu uma nova identidade visual, completamente diferente do modelo anterior. A grade, dividida em três seções, está mais alta, e encaixa com os apliques em “C” na região dos faróis. Falando em luzes, na dianteira, eles são divididos, usando uma fina linha de LED abaixo do capô, com função de luz diurna.
Modelo mudou por dentro, mas nada muito radical
Por dentro, o modelo teve mudanças, mas não uma transformação de outro mundo. Ela ainda utiliza um painel analógico, não digital. Além disso, há controles separados para o ar-condicionado e demais funções, abaixo da central multimídia. Não há muitas informações sobre quais tecnologias embarcadas o modelo oferece, mas há controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência de faixa, sensor de ponto cego, frenagem automática de emergência e alerta de tráfego cruzado.
A caçamba também recebeu mudanças, ficando 45 milímetros mais baixa, com distância de 820 mm em relação ao solo, facilitando seu acesso. Entretanto, a picape está maior, com 5,36 metros de comprimento, 1,93 metro de largura, 1,81 metro de altura, e entre-eixos de 3,13 metros. Com isso, compreende-se que o modelo está 9 cm mais larga, 8 cm mais longa, 2 cm mais alta e entre-eixos 13 cm maior.
Conjunto de suspensão da Mitsubishi L200 Triton foi inteiramente revisto
O conjunto de suspensão da picape foi completamente revisto, e agora utiliza um sistema duplo A na dianteira, com feixe de molas na traseira, mais leves. Quando equipada com tração 4×4, a L200 conta com controle ativo de guinada, que melhora o comportamento nas curvas, aplicando de leve o freio na roda dianteira no lado de dentro da curva. Além disso, conta com demais assistências de subida e descida de rampa, por exemplo.
Dependendo da versão, o modelo terá os sistemas de tração 4×4 Super Select 4WD-II, e Easy Select 4WD. O primeiro modo trabalha com o diferencial blocante central, enviando 40% da força para as rodas dianteiras, e 60% para as traseiras. O sistema conta com quatro modos: 2H (tração traseira), 4H (4×4), 4HLc (4×4 com bloqueio do diferencial central) e 4LLc (reduzida com bloqueio do diferencial central), por exemplo. Além disso, conta com modos específicos, como: Normal, Eco, Gravel (cascalho), Snow (neve), Mud (lama), Sand (areia) e Rock (pedras).
Motor 2.4 Turbodiesel é a opção que moverá a picape
Até então, a Mitsubishi fala em apenas uma opção de motor para a picape: o 2.4 Turbodiesel. Não há informações sobre quais mudanças o motor recebeu, mas sabe-se que existem três opções de potência: 149 cv e 33,6 mkgf; 183 cv e 43,8 mkgf; e 204 cv e 47,9 mkgf. O modelo é equipado com transmissão manual ou automática, com seis marchas. No Brasil, a versão atual conta com 190 cv e 43,9 mkgf, por exemplo.
Por fim, a nova L200 já começou a ser vendida na Tailândia, e deve chegar aos demais mercados da Ásia e Oceania no decorrer dos próximos cinco meses. No Brasil, é provável que modelo venha importado pela HPE Autos, responsável pela produção da picape em Catalão (GO), num primeiro momento. Logo após, será iniciada a produção nacional da picape média.
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