As gigantes japonesas Nissan e Mitsubishi vão estabelecer uma nova joint venture. A empresa será voltada para o desenvolvimento de tecnologias de direção autônoma e mobilidade elétrica com emissão zero. O anúncio oficial está previsto para março de 2025, pois coincide com o encerramento do ano fiscal japonês. A nova empresa será formada com uma divisão acionária igualitária entre Nissan e Mitsubishi.
De acordo com o jornal japonês Yomiuri, um dos principais objetivos dessa joint venture será o desenvolvimento de baterias de última geração. Além disso, está prevista a criação de softwares de gerenciamento mais avançados, que deverão contribuir para motores elétricos mais eficientes. Com isso, as duas marcas buscam acelerar sua inserção no mercado de veículos sustentáveis e autônomos, competindo em um setor com cada vez mais inovações tecnológicas.
Para a Nissan, a parceria representa mais um movimento no sentido de fortalecer alianças. Além disso, a marca busca também representar competitividade no segmento da mobilidade elétrica. Após a recente redefinição de sua colaboração com a Renault, que incluirá o lançamento de um subcompacto elétrico baseado no modelo Twingo, a montadora também firmou uma parceria com a Honda. A união tem o objetivo de desenvolver em conjunto veículos elétricos inteligentes.
Novo capítulo para a Mitsubishi
A formação da nova empresa é estratégica para a Mitsubishi. Isso porque, a montadora busca refrescar sua presença no mercado automotivo. Desde os últimos anos, a Mitsubishi enfrenta desafios. Eles estão principalmente relacionados à limitada gama de modelos oferecidos na Europa. Além disso, a decisão da marca de se retirar do mercado chinês devido à baixa competitividade dos seus produtos também foi impactante. No entanto, a Mitsubishi agora se prepara para o futuro, apostando em novos conceitos , com ampliação da linha de elétricos no mercado europeu.
A empresa pretende lançar um carro elétrico para a Europa com o apoio da Ampere e está colaborando com a Toyota para o desenvolvimento de chips de carbeto de silício, uma tecnologia que poderá melhorar a eficiência dos veículos elétricos. Ademais, a Mitsubishi expande seus projetos de eletrificação, incluindo a produção de uma picape elétrica para o mercado norte-americano em parceria com a Nissan.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!