A Mitsubishi Motors do Brasil (MMB), empresa que tem como sócio majoritário o empresário brasileiro Eduardo de Souza Ramos, vai construir uma unidade de motores em Catalão (GO), ao lado da fábrica de veículos.
Todos os modelos feitos no Brasil passarão a ter motor nacional. Assim, a empresa terá maior autonomia em relação à matriz no Japão e ficará menos vulnerável a fatores externos, como o terremoto ocorrido em março.
A tragédia provocou a suspensão da produção de várias fábricas de componentes no país asiático e já afeta indústrias brasileiras, como Toyota e Honda.
A Mitsubishi, por enquanto, continua operando normalmente, mas precisou trazer componentes do Japão por avião, com custos bem superiores em relação ao transporte marítimo, que leva em média 40 dias para chegar ao País.
A empresa tem peças para operar até o fim de maio e ainda não sabe como será a programação a partir de junho.
A fábrica de motores está incluída em um programa de investimento de R$ 1 bilhão para o período 2010-2015, que inclui quase duplicar a capacidade da planta – de 180 para 300 unidades ao dia, em um turno – e a produção de novos veículos.
Um deles é o utilitário-esportivo Pajero Dakar, que começou a ser produzido neste mês em substituição à versão importada da Tailândia.
O outro será o crossover ASX, que também substituirá a versão importada do Japão a partir do segundo semestre de 2012. A picape L200, já produzida no Brasil, ganhará novas versões.
A novidade mais esperada é um sedã da linha Lancer, o primeiro automóvel da marca a ser feito no País, ainda sem data definida para início de produção. Antes, ele chegará via importação.