Montagem/Rodrigo Tavares/Jornal do Carro

Mobi, T-Cross, Renegade: os modelos que subiram de preço após fim do carro popular

Montadoras aproveitaram o fim dos descontos do governo para a compra do carro popular e já subiram os preços; VW, Peugeot e GM estão na lista

Por Rodrigo Tavares 17 de jul, 2023 · 7m de leitura.

Enquanto duraram os descontos oferecidos pelo governo para compra do chamado “carro popular”, algumas fabricantes concederam até um desconto a mais em seus modelos, a fim de atrair o público. Mas tal programa do governo chegou ao fim, e logo determinados modelos não só perderam a baixa no preço, como também ficaram automaticamente mais caros.

Ao que se sabe, pelo menos 5 montadoras aproveitaram a situação do fim dos descontos para elevarem seus preços, como a Jeep e a Peugeot, por exemplo. Pensando nisso, você confere abaixo a lista de todos os modelos que tiveram aumento no preço após o fim dos descontos oferecidos pelo governo federal.

Veículos que subiram de preço após o fim dos descontos do carro popular:

Fiat

Fiat Mobi Like 2023: ficha técnica, preço, consumo, itens e motor
Fiat Mobi 2023 (Fiat/Divulgação)

A marca italiana estabelecida em Betim (MG) foi a maior beneficiária dos descontos oferecidos ao carro popular, e manteve intactos os preços das linhas Pulse, Argo, Cronos, Fastback e Strada, que custam o mesmo de antes da Medida Provisória passar a valer, por exemplo. No entanto, os preços de seu veículo mais barato, Mobi, subiram em até R$ 1 mil.

Mobi

  • Like – R$ 69.990 (custava R$ 68.990)
  • Trekking – R$ 73.590 (custava R$ 72.990)

Chevrolet

Chevrolet/Divulgação

As famílias Onix, Onix Plus e Spin também sofreram aumento de preços na Chevrolet, por exemplo. O aumento na maioria das versões, no entanto, não passou dos R$ 1 mil, com exceção da picape compacta-média Montana, equipada com câmbio manual. Antes dos descontos oferecidos pelo governo, o modelo custava R$ 118.690, mas recebeu aumento de R$ 3.100, indo para R$ 121.790.


Onix

  • 1.0 MT – R$ 78.390 (custava R$ 77.390);
  • 1.0T AT – R$ 97.750 (antes era R$ 97.240);
  • LT 1.0 MT – R$ 92.150 (custava R$ 91.690);
  • LT Turbo MT – R$ 98.990 (antes era R$ 97.890);
  • Versão LT Turbo AT – R$ 104.990 (antes era R$ 104.690);
  • LTZ 1.0T AT – R$ 107.750 (custava R$ 107.190);
  • RS 1.0T AT – R$ 109.850 (custava R$ 109.290);
  • Premier 1.0T AT – R$ 113.450 (custava R$ 112.890);

Onix Plus

  • 1.0 MT – R$ 96.890 (custava R$ 96.390);
  • 1.0T AT – R$ 103.390 (custava R$ 102.890);
  • LT MT – R$ 104.790 (antes era R$ 103.640);
  • LT AT – R$ 110.780 (custava R$ 110.340);
  • LTZ 1.0T AT – R$ 113.550 (custava R$ 112.990);
  • Premier 1.0T AT – R$ 119.090 (custava R$ 118.490);

Spin

  • LS 1.8 MT – R$ 104.540 (custava R$ 103.990);
  • LS 1.8 AT – R$ 110.790 (custava R$ 110.240);

Montana

  • 1.2T MT – R$ 121.790 (custava R$ 118.690)

Jeep

Jeep Renegade 2024
Renegade Sport 2023 (Jeep/ Divulgação)

Até a Jeep entrou na dança, e tinha ao dispor do público dois modelos elegíveis dentro dos parâmetros dos descontos do carro popular (veículos até 120 mil). Por isso, houve um desconto de R$ 15 mil no Renegade Sport, que foi de R$ 134.990 para R$ 115.990. Entretanto, com o fim da Medida Provisoria, o SUV teve seu preço alterado pela fabricante, custando agora R$ 136.990, um aumento de R$ 2 mil.

Renegade

  • Sport – R$ 136.990 (custava R$ 134.990)

Volkswagen

Volkswagen Polo Track 2023
Polo Track 2023 (EUGÊNIO AUGUSTO BRITO/ESTADÃO)

Na VW, no entanto, os preços de Polo e T-Cross Sense, única versão elegível aos descontos, também foram alterados. O Polo TSI, com câmbio manual de seis marchas, foi a que mais encareceu na linha, com R$ 3 mil de aumento, por exemplo. Entretanto, os preços da picape Saveiro e do crossover Nivus não sofreram alteração. 

Polo

  • Track – R$ 84.690 (custava R$ 82.280);
  • 1.0 MPI — R$ 88.690 (antes custava R$ 86.390);
  • TSI – R$ 98.990 (antes era R$ 95.990);
  • Comfortline – R$ 108.990 (custava R$ 106.290);
  • Highline – R$ 116.290 (custava R$ 113.290);

T-Cross

  • Sense – R$ 118.990 (custava R$ 116.550)

Peugeot

Peugeot 208 1.0 turbo
Peugeot/Divulgação

A fabricante francesa instalada em Porto Real (RJ) não fez diferente das demais, e também aumentou seus preços. Seus dois modelos mais vendidos, o hatch 208 e o SUV 2008 ficaram até R$ 10 mil mais caros, além de que o 208 2024 acaba de ser apresentado, por exemplo. Entretanto, conforme dissemos recentemente, os preços da linha 2023 já haviam subido antes da renovação para o próximo ano-modelo. No entanto, no caso do 2008, os aumentos chegam a R$ 7 mil.


208

  • Like – R$ 79.990 (custava R$ 69.990);
  • Style – R$ 89.990 (antes era R$ 86.990);
  • Active – R$ 99.990 (custava R$ 94.990);
  • Roadtrip – R$ 105.990 (antes era R$ 101.990);

2008

  • Allure – R$ 107.990 (custava R$ 102.990);
  • Style – R$ 113.990 (antes era R$ 106.990);
  • Roadtrip – R$ 114.490 (custava R$ 107.990)

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