Na hora de comprar ou trocar um veículo, uma dúvida recorrente diz respeito a seu estado: zero-km ou de “segunda mão”? Desde o início do ano, o momento é favorável para o mercado de usados e seminovos. O reajuste nos preços dos novos – causado pelo fim gradual da redução do IPI e da inclusão de air bags e freios ABS, agora obrigatórios – levou ao aumento da busca por esse tipo de modelo.
++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Bônus para veículo zero-km passa de R$ 10 mil
++ Os 60 veículos mais baratos do mercado sem o 3º pedal
Isso ocorreu porque os preços dos usados agora estão mais distantes dos praticados para os zero-km. O cliente está optando por levar um modelo de “segunda mão” mais equipado e potente em detrimento do novo com poucos recursos.
De acordo com o consultor da ADK Automotive Paulo Roberto Garbossa, o consumidor brasileiro aprendeu a comprar. Agora, procura o que é melhor para ele, não o que é apenas novo. “Se você tem R$ 40 mil para gastar e quer um sedã para a família, não vai dar para levar um hatch recém-lançado e pequeno.Neste caso, o usado será a melhor opção”.
O movimento no mercado de usados aparece nos números. No acumulado de janeiro a abril, a alta no mercado é de 5,03%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já os emplacamentos de novos registraram queda de 4,5%. Os dados são da Fenabrave, federação que reúne associações de concessionários.
Porém, o consumidor deve ficar atento a algumas particularidades do carro de “segunda mão”. Segundo especialistas, as condições de parcelamento são menos favoráveis que para os zero-km. E, se o veículo estiver fora do período de garantia e apresentar problemas, na maioria das vezes o cliente terá de arcar com os custos do reparo.
Veículo novo ou usado? Veja o que comprar com:
R$ 40 mil
Volkswagen Up! 2014 – Itens de série: motor 1.0 flexível de 82 cv, ar-condicionado, vidros frontais elétricos e sistema de som com CD e MP3.
Pode comprar também: Honda City EX 1.5 Flex 2011 (foto abaixo), Renault Mégane Grand Tour 1.6 2012, Smart Fortwo MHD 1.0 2011 ou Ford Fiesta SE 1.6 2012
Por R$ 70 mil
Chevrolet Cruze Sport6 2014 – Itens de série: motor 1.8 flexível de 144 cv, ar-condicionado, sistema multimídia com tela de 7” e câmera de ré.
Pode comprar também: Audi A3 Sportback 2.0 2009 (foto abaixo), BMW 120i 2.0 automático 2010, Honda Civic LXL 1.8 automático 2013 ou Mini Cooper One 1.6 2013
Por R$ 100 mil
Ford Fusion 2.5 Flex 2014 – Itens de série: motor 2.5 flexível de 175 cv, câmbio automático, sistema de navegação, câmera de ré e rodas de 17”.
Pode comprar também: Hyundai Sonata 2.4 2013 (foto abaixo), Mini Cooper S Turbo 1.6 automático 2012 ou Audi A4 2.0 TFSI.