Você está lendo...
Montadoras investem em patrocínio esportivo
Notícias

Montadoras investem em patrocínio esportivo

THIAGO LASCOA GM do Brasil fechou um pacote para patrocinar 20 campeonatos estaduais de futebol neste ano e em 2014,... leia mais

17 de jan, 2013 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Montadoras investem em patrocínio esportivo

THIAGO LASCO

A GM do Brasil fechou um pacote para patrocinar 20 campeonatos estaduais de futebol neste ano e em 2014, incluindo o Paulistão. Pelo acordo, a marca Chevrolet estará nos estádios, painéis das entrevistas com jogadores e técnicos, ingressos e até no nome dos torneios.

Publicidade


Este não é um caso isolado. Montadoras apostam no patrocínio esportivo para ganhar visibilidade. A Fiat, por exemplo, já patrocinou dez equipes diferentes. “Somos uma marca de grande volume, temos de estar em contato com a maior quantidade possível de pessoas”, diz Frederico Themoteo Jr, diretor de Marketing de Comunicação da filial brasileira da GM.

O resultado é tão bom que mesmo em caso de rebaixamento as empresas não tem do que reclamar. É o caso da Kia, que em 2012 assinou um contrato de três anos com o Palmeiras. “O efeito para as marcas é pequeno. As torcidas não abandonam seus times”, explica Maria Lúcia Antonio, gerente de publicidade da Fiat.

O patrocínio pode envolver clubes, seleções ou mesmo torneios. Partidas decisivas rendem picos de audiência na TV e justificam acordos pontuais, como nas semifinais da Copa Libertadores do ano passado, patrocinadas pela Iveco.


Outras preferem investir em campeonatos. A Toyota patrocina a Copa Libertadores há 16 anos e o Mundial Interclubes desde 1980. A Kia está na Copa Brasil desde 2009.

Associar o nome ao um torneio demanda valores bem maiores. Mas, em vez de ficar vinculada a um time, a marca ocupa banners nos estádios e gramados onde todas as equipes vão jogar. E pode expor veículos no campo – a GM exibirá o Onix nos estádios durante os campeonatos estaduais.


Independentemente do tamanho do contrato, o custo-benefício compensa. O Grupo Avallon, com lojas e blindadoras de veículos, por exemplo, renovou com o Mogi-Mirim. “Em time que está ganhando a gente não mexe”, brinca o diretor-presidente do grupo, Rafael Barbero. “Com as transmissões pela tevê, expomos a marca a milhões de pessoas”, diz.

OUTROS ESPORTES

E não é só o futebol que move os patrocínios. Vôlei de praia, basquete e até golfe interessam às montadoras. A JAC Motors fechou com a seleção brasileira de rúgbi e a Lexus, com uma equipe de vela.


A Olimpíada é outro filão importante. Nos Jogos de 2016, no Rio, a Nissan, que terá fábrica no Estado, será uma das principais patrocinadoras.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook: https://www.facebook.com/JornaldoCarro)


Kia Sportage MHEV MHEV
Oferta exclusiva

Kia Sportage MHEV MHEV

Deixe sua opinião