Toyota e Honda foram destaque do Consumer Service Index (CSI), ou índice de satisfação do consumidor com pós-venda, em tradução livre. O estudo é realizado anualmente pela consultoria J.D. Power.
Com edições em diversos mercados do mundo, o CSI 2018 no Brasil coloca Toyota e Honda em destaques. As japonesas foram respectivamente líder e vice-líder de satisfação com pós-venda na mais recente pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (26).
Isso significa um bom avanço para ambas na quarta edição da pesquisa no País. No ano passado, a Toyota havia sido terceira colocada e a Honda, quarta.
Já a Hyundai-Caoa, que liderou a pesquisa de satisfação pós-venda em 2017, ficou com o terceiro lugar em 2018.
Para chegar aos resultados, a J.D. Power ouviu 4.887 proprietários de veículos, registrados entre fevereiro de 2017 e maio de 2018. A pesquisa foi realizada de fevereiro a maio deste ano.
São examinados cinco fatores do processo de pós-venda: início do serviço, qualidade, consultor técnico, instalações da concessionária e retirada do veículo. A satisfação é calculada em uma escala de zero a mil.
De acordo com a J.D. Power, 2018 teve a melhor média da história do estudo no Brasil, com 810 pontos.
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Melhor satisfação pós-venda
Além de Toyota, Honda e Hyundai-Caoa, outras três montadoras ficaram acima da média no CSI.
A Toyota somou 841 pontos, ante os 836 da Honda e os 829 da Hyundai-Caoa. A quarta colocada foi a Ford, empatada com a Hyundai-HMB (responsável pela produção de Creta e da linha HB20). Ambas somaram 816 pontos.
Com 810 pontos, a Chevrolet fechou a lista das montadoras com melhor índice de satisfação de 2018.
Abaixo da média
O número de montadoras abaixo da média de 810 pontos foi maior do que as que ficaram acima. Nove marcas apareceram na parte de baixo do ranking.
A Volkswagen tem 806 pontos e a Mitsubishi, 804. Em seguida, aparece a Fiat, com 801. A Nissan tem 794 e a Citroën, 794, enquanto a Peugeot soma 793 pontos.
A Jeep ficou 789 pontos e a Renault, com 784. A Kia registrou a pior satisfação do cliente com o processo de pós-venda (758 pontos).