Redação

26/07/2018 - 4 minutos de leitura. Atualizado: 28/07/2018 | 11:07

Pós-venda: as montadoras com melhor satisfação

Toyota e Honda são destaques em principal estudo sobre pós-venda de carros no Brasil

J.D. Power Crédito: Toyota e Honda lideram ranking de satisfação pós-venda (Foto: Felipe Rau/Estadão)

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Toyota e Honda foram destaque do Consumer Service Index (CSI), ou índice de satisfação do consumidor com pós-venda, em tradução livre. O estudo é realizado anualmente pela consultoria J.D. Power.

Com edições em diversos mercados do mundo, o CSI 2018 no Brasil coloca Toyota e Honda em destaques. As japonesas foram respectivamente líder e vice-líder de satisfação com pós-venda na mais recente pesquisa, divulgada nesta quarta-feira (26).

Isso significa um bom avanço para ambas na quarta edição da pesquisa no País. No ano passado, a Toyota havia sido terceira colocada e a Honda, quarta.

Continua depois do anúncio

Já a Hyundai-Caoa, que liderou a pesquisa de satisfação pós-venda em 2017, ficou com o terceiro lugar em 2018.

Para chegar aos resultados, a J.D. Power ouviu 4.887 proprietários de veículos, registrados entre fevereiro de 2017 e maio de 2018. A pesquisa foi realizada  de fevereiro a maio deste ano.

São examinados cinco fatores do processo de pós-venda: início do serviço, qualidade, consultor técnico, instalações da concessionária e retirada do veículo. A satisfação é calculada em uma escala de zero a mil.


De acordo com a J.D. Power, 2018 teve a melhor média da história do estudo no Brasil, com 810 pontos.

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS VENDIDOS NO INÍCIO DE JULHO

Veja mais: detalhes da galeria

 


Melhor satisfação pós-venda

Além de Toyota, Honda e Hyundai-Caoa, outras três montadoras ficaram acima da média no CSI.

A Toyota somou 841 pontos, ante os 836 da Honda e os 829 da Hyundai-Caoa. A quarta colocada foi a Ford, empatada com a Hyundai-HMB (responsável pela produção de Creta e da linha HB20). Ambas somaram 816 pontos.

Com 810 pontos, a Chevrolet fechou a lista das montadoras com melhor índice de satisfação de 2018.


Abaixo da média

O número de montadoras abaixo da média de 810 pontos foi maior do que as que ficaram acima. Nove marcas apareceram na parte de baixo do ranking.

A Volkswagen tem 806 pontos e a Mitsubishi, 804. Em seguida, aparece a Fiat, com 801. A Nissan tem 794 e a Citroën, 794, enquanto a Peugeot soma 793 pontos.

A Jeep ficou 789 pontos e a Renault, com 784. A Kia registrou a pior satisfação do cliente com o processo de pós-venda (758 pontos).


Notícias relacionadas

Mercado

Polo em 1º e dois elétricos no top ten; o ranking dos hatches

Notícias

BMW: carros a combustão perdem letra ‘i’ no nome, agora só elétricos

Notícias

Toyota Hilux SRX deixa de ser fabricada, deixando SRX Plus no lugar

Notícias

Chevrolet Equinox Plus estreia na China como 1º híbrido da marca

OFERTAS 0KM
CRETA Action AT - PcD De R$ 119.990 por R$ 98.823

Hyundai Creta Action PCD

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

A partir de R$ 169.990,00

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Novo Hyundai HB20. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20 Comfort Plus

A partir de R$ 245.490,00

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

VER TODAS AS OFERTAS