Leandro Alvares
Carro novo nas mãos de recém-habilitados representa um grande risco de acidente de trânsito. Esse é o argumento usado pelas seguradoras para justificar os valores exagerados cobrados de clientes jovens. A solução encontrada pelas montadoras para baratear as apólices à época da estreia de novos modelos e garantir indenização em caso de sinistro são parcerias com empresas de seguro, que oferecem opções com valores fixos, independentemente do perfil.
Ford, Hyundai e Peugeot são algumas das marcas que têm adotado essa política. Para todas as versões do novo Fiesta nacional, que acaba de chegar às lojas, por exemplo, há um plano anual da Mapfre para moradores da capital por R$ 1.855. Como comparação, a apólice da Porto Seguro para motoristas de 18 anos sairia por R$ 3.642. Ou seja: o dobro.
Para o recém-lançado 208 há o Seguro Auto Peugeot. Por meio de parceria com a Generali Brasil Seguros, o valor do prêmio corresponde a 5% do preço do hatch. No caso da opção de entrada (Active 1.5, com tabela de R$ 39.990), esse seguro custa R$ 2.024. São R$ 784 a menos que um motorista de 18 anos desembolsaria na Azul Seguros.
O Seguro Auto Hyundai contempla, por período indeterminado, todas as versões do HB20 em qualquer lugar do País. Nesse caso, o que mais chama a atenção é o preço da cobertura para o HB20X: R$ 2.050. Na Azul, um motorista “novato” pagaria R$ 5.518.
No caso de segurados acima de 40 anos, essas ofertas das fabricantes não são vantajosas. Confira no quadro abaixo.