Motor 1.0 turboflex da Hyundai tem mudanças para lei de emissões
Lei entra em vigor a partir do próximo ano e as montadoras terão que adaptar os modelos. Nesse sentido, a Hyundai já se antecipou
Por
Crisley Santana
29 de out, 2024 ·
3m de leitura.
A partir de 2025, entram em vigor no Brasil novas normas de emissões, conhecidas como Proconve L8, que trarão limites mais rígidos para poluentes. Com isso, montadoras precisam ajustar ou até descontinuar alguns de seus motores para atender às exigências. A
Hyundai se antecipou. Isso porque, a marca já apresentou o motor 1.0 turbo atualizado do
Creta, com previsão de inclusão no HB20 e HB20S em breve.
Hyundai revelou dados de consumo do modelo com o motor turbinado aprimorado. O SUV compacto mantém potência de 120 cv e torque de 17,5 kgfm, junto com a transmissão automática de seis marchas. Contudo, agora entrega maior eficiência de combustível tanto na cidade quanto na estrada.
Creta 1.0 turbo passou de 11,6 km/l para 12 km/l na cidade e de 12 km/l para 12,7 km/l na estrada ao usar gasolina. No caso do etanol, o consumo urbano melhorou de 8,3 km/l para 8,4 km/l, enquanto o consumo rodoviário foi de 8,7 km/l para 9 km/l.
Essas melhorias no consumo resultam de uma série de mudanças no motor. O coletor de escape agora é integrado ao cabeçote, otimizando a resposta térmica e o desempenho do turbo. Além disso, o sistema de resfriamento recebeu uma válvula termostática eletrônica, que permite controle preciso da temperatura do motor para otimizar a combustão e reduzir emissões. A bomba de óleo também tem atualização para um modelo eletrônico, ajustando a pressão conforme necessário.
Essas atualizações não apenas adaptam o
Creta ao Proconve L8, mas também visam tornar os modelos da
Hyundai mais competitivos em um mercado que cada vez mais busca alcançar sustentabilidade.